Políticas e recomendações em termos de avaliação pedagógica das aprendizagens

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

1. Compreender as finalidades e as funções sociais da escola
  2. Analisar as políticas normativas da avaliação desde 1992 até 2021.
  3. Analisar o referencial de avaliação em uso nas instituições de pertença.
  4. Identificar dilemas e paradoxos da ação política [a política como negociação, representação, participação e como hipocrisia organizada]
  5. Analisar as tensões entre a avaliação sumativa (avaliação das aprendizagens) e a avaliação formativa (avaliação para as aprendizagens)
  6. Compreender o problema dos exames e os modos possíveis de com eles conviver usando a avaliação sobretudo como aprendizagem.

No final o formando deverá ser capaz de:

1. Inscrever práticas de avaliação para as aprendizagens num sistema de exames nacionais.
  2. Usar diversos instrumentos e técnicas de avaliação congruentes com o ponto anterior.
  3. Disseminar referenciais e práticas de avaliação promotoras de aprendizagem (discente, docente e parental).

Professor(a) Associado(a) / Investigador(a)
José Joaquim Ferreira Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Possui 149 livros…