Seminários Aprofundados em Psicologia II

3 ECTS / Semestral / Português

O objetivo principal da UC Seminários Aprofundados em Psicologia II é proporcionar aos alunos o contacto com profissionais a trabalhar em áreas especializadas ), nomeadamente na área da avaliação e intervenção psicológica.

Objetivos:

  1. Integrar conhecimentos na área da avaliação psicológica;
  2. Refletir criticamente, no âmbito da avaliação psicológica, sobre a melhor forma de coordenar e integrar a informação fornecida pelos diferentes informadores;
  3. Reconhecer a importância da monitorização psicoterapêutica como forma de compreender a evolução do processo de intervenção psicológica;
  4. Adquirir conhecimentos na área da intervenção psicológica;
  5. Refletir criticamente, no âmbito da intervenção psicológica, sobre a adequação da implementação de estratégias adequadas ao indivíduo e à problemática em causa.


No final da UC, o aluno deverá ser capaz de:

  • Selecionar metodologias e instrumentos de avaliação psicológica adequados à problemática, ao cliente, e aos contextos em que este se insere
  • Incorporar informação fornecida por diferentes informadores, em contextos variados, de forma a obter uma compreensão mais aprofundada das problemáticas em causa e do impacto destas no funcionamento adaptativo do cliente
  • Definir um protocolo de monitorização psicoterapêutica que permita identificar não só os ganhos terapêuticos, mas também eventuais momentos de retrocesso, possibilitando o reajustamento dos objetivos e técnicas de intervenção psicológica
  • Integrar conhecimentos acerca de variadas estratégias e métodos de intervenção psicológica
  • Selecionar estratégias e métodos de intervenção adequados à problemática apresentada pelo cliente, bem como aos recursos deste para a implementação das mesmas

Paralelamente, o aluno deverá desenvolver um conjunto de competências transversais que contribuirão para a sua formação na área da Psicologia:

  • Pensamento crítico aplicado a questões de avaliação e intervenção psicológica;
  • Capacidade de trabalho em equipa (e.g., ética, negociação, liderança, gestão de tempo, organização);
  • Competências de pesquisa e de sistematização de informação;
  • Comunicação de ideias e utilização de argumentos pertinentes e científicos para suporte das mesmas;
  • Adequação do discurso verbal e não verbal, bem como do comportamento a situações e contextos de trabalho.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a) / Investigador(a)
Alexandra Manuela Paiva Carneiro é Professora Auxiliar Convidada em Psicologia e Investigadora Integrada do Centro de Investigação para o Desenvolvimento…