O objetivo principal da UC Seminários Aprofundados em Psicologia II é proporcionar aos alunos o contacto com profissionais a trabalhar em áreas especializadas ), nomeadamente na área da avaliação e intervenção psicológica.
Objetivos:
- Integrar conhecimentos na área da avaliação psicológica;
- Refletir criticamente, no âmbito da avaliação psicológica, sobre a melhor forma de coordenar e integrar a informação fornecida pelos diferentes informadores;
- Reconhecer a importância da monitorização psicoterapêutica como forma de compreender a evolução do processo de intervenção psicológica;
- Adquirir conhecimentos na área da intervenção psicológica;
- Refletir criticamente, no âmbito da intervenção psicológica, sobre a adequação da implementação de estratégias adequadas ao indivíduo e à problemática em causa.
No final da UC, o aluno deverá ser capaz de:
- Selecionar metodologias e instrumentos de avaliação psicológica adequados à problemática, ao cliente, e aos contextos em que este se insere
- Incorporar informação fornecida por diferentes informadores, em contextos variados, de forma a obter uma compreensão mais aprofundada das problemáticas em causa e do impacto destas no funcionamento adaptativo do cliente
- Definir um protocolo de monitorização psicoterapêutica que permita identificar não só os ganhos terapêuticos, mas também eventuais momentos de retrocesso, possibilitando o reajustamento dos objetivos e técnicas de intervenção psicológica
- Integrar conhecimentos acerca de variadas estratégias e métodos de intervenção psicológica
- Selecionar estratégias e métodos de intervenção adequados à problemática apresentada pelo cliente, bem como aos recursos deste para a implementação das mesmas
Paralelamente, o aluno deverá desenvolver um conjunto de competências transversais que contribuirão para a sua formação na área da Psicologia:
- Pensamento crítico aplicado a questões de avaliação e intervenção psicológica;
- Capacidade de trabalho em equipa (e.g., ética, negociação, liderança, gestão de tempo, organização);
- Competências de pesquisa e de sistematização de informação;
- Comunicação de ideias e utilização de argumentos pertinentes e científicos para suporte das mesmas;
- Adequação do discurso verbal e não verbal, bem como do comportamento a situações e contextos de trabalho.