Artigo analisa perceções de professores e de pais quanto à missão da escola em Portugal

Segunda-feira, Maio 6, 2024 - 10:13

Um estudo inovador do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), analisou as perceções de professores e de pais sobre a missão da escola em Portugal.

A investigação, publicada na revista científica "Leadership and Policy in Schools", concluiu que, embora ambos os grupos concordem com a importância de várias dimensões da missão da escola, existem discrepâncias entre o que se espera que as escolas proporcionem (missão desejada) e o que se entende que elas realmente praticam (missão praticada).

O trabalho, desenvolvido em colaboração com a Editora Leya - Iniciativa Escola Amiga da Criança, recolheu e cruzou as perceções de mais de 3200 professores e 3200 pais portugueses acerca de várias dimensões sobre o que se espera que a escola proporcione aos alunos (missão desejada) e sobre o que de facto esta pratica nestas mesmas áreas. Ambos os grupos emitiram as suas perceções sobre as seguintes dimensões: a escola enquanto veículo de promoção de conhecimento científico dos alunos; de desenvolvimento cívico; socioemocional; vocacional; e de desenvolvimento físico.

 

Pais dão prioridade ao conhecimento académico e os professores ao desenvolvimento integral

Concluiu-se que tanto os professores como os pais inquiridos consideraram as cinco dimensões apresentadas como importantes e desejadas na missão da escola.

Existem, no entanto, algumas diferenças entre os grupos. Ao passo que os pais atribuem maior valor à escola como transmissora de conhecimento académico, os professores valorizam a escola como veículo de desenvolvimento cívico e socioemocional dos alunos.

Tanto os pais como os professores valorizam menos a missão da escola como promotora do desenvolvimento físico dos estudantes.

 

Desenvolvimento vocacional: expectativas e realidade divergem

Os pais reconhecem a importância do desenvolvimento vocacional na missão da escola. Contudo, existe uma discrepância entre a expectativa e a realidade. Os pais valorizam particularmente essa dimensão, mas percecionam que esta não é frequentemente praticada nas escolas.

O estudo aponta para a importância do diálogo entre líderes, professores e pais para alinhar a missão da escola às expectativas da comunidade escolar.

De acordo com Rosário Serrão, primeira autora do artigo designado Teachers’ and Parents’ Perceptions on Desired and Practised School Mission: Alignments and Misalignments”, “o estudo traz insights importantes para líderes escolares poderem analisar e utilizar na sua prática.”  

Ao identificar as dimensões mais valorizadas por pais e professores, e aquelas que estão a ser menos implementadas, a investigação oferece aos líderes escolares contributos importantes para a construção da missão das suas escolas. Essa missão, por sua vez, deve refletir as necessidades e expectativas da comunidade escolar como um todo.

Para além de Rosário Serrão, assinam também o trabalho as investigadoras Maria Conceição Silva (Católica Porto Business School), Luísa Mota Ribeiro (FEP e CEDH), Marisa Carvalho (FEP e CEDH) e Maria Luísa Vital (LeYA Educação).