Luísa Mota Ribeiro

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)

Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho.

É responsável pelo Projeto CApS - Católica Aprendizagem Serviço: Inovação e responsabilidade Social, que está a ser desenvolvido na UCP (Braga, Lisboa, Porto e Viseu) e que pretende estimular a inovação pedagógica e a responsabilidade social no ensino superior. Tem dinamizado várias experiências com recurso à Aprendizagem Serviço, metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos/as estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.

É responsável pelo programa de Serviço Comunitário da licenciatura em Psicologia, que foi reconhecido, em 2010, pela OCDE – Institutional Management in Higher Education como uma iniciativa de qualidade de ensino e inovação pedagógica.

É presidente do Conselho Pedagógico da FEP.

Paper

Parental Involvement during Pandemic Times: Challenges and Opportunities

Luísa Mota Ribeiro, Marisa Simões Carvalho & Rosário Serrão Cunha (with Luísa Mota Ribeiro). 2021. Education Sciences
Paper

Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial

Luísa Mota Ribeiro 2017. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

Estudar e aprender em casas de acolhimento: Identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativo

Luísa Mota Ribeiro 2017. Construir a autonomia e a flexibilização curricular: Os desafios da escola e dos professores
Book Chapter

Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIP

Luísa Mota Ribeiro 2015. Ser autor, ser diferente, ser TEIP
Paper

Estudar e aprender em instituições de acolhimento. O papel de variáveis individuais e contextuais

Luísa Mota Ribeiro 2015. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2015. Higher Education Research and Development
Paper

A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos

Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, José Matias Alves & Luísa Mota Ribeiro (with Alves, José Matias). 2014. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos

Luísa Mota Ribeiro 2014. Revista Portuguesa de Investigação Educacional,
Other

Ensinar e aprender no século XXI: Um olhar sobre as preocupações relatadas por professores

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2014. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Book Chapter

Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias

Luísa Mota Ribeiro 2014. Coordenação, Supervisão e Liderança: Escolas, projetos e aprendizagens
Book Chapter

Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2014. Cordenação, Supervisão e Liderança: Escola, projetos e aprendizagens
Book Chapter

Intervenção com crianças e jovens em acolhimento institucional: Da teoria à prática

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2014. Clínica Universitária de Psicologia: Contributos para a prática psicológica
Other

Relatório de avaliação do interesse numa licenciatura de duplo grau. Análise dos dados de um grupo de discussão focalizada com pais e encarregados de educação de estudantes do ensino secundário

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, L.). 2014.
Paper

Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa

Luísa Mota Ribeiro (with Alves, José Matias). 2012. Revista de Educação, Ciência e Cultura
Paper

English as a foreign language (EFL) homework diaries: Evaluating gains and constraints for selfregulated learning and achievement | Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: evaluacion de pros y contras en el aprendizaj...

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2011. Psicothema
Paper

Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: Evaluación de pros y contras en el aprendizaje autorregulado y rendimiento.

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, Pedro). 2011. Psicothema
Book Chapter

As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2010. Intervenção com crianças, jovens e famílias
Book Chapter

As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?

Luísa Mota Ribeiro 2010. Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas
Paper

Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: A narrative-based programme assessed in the Iberian Peninsula

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2010. European Journal of Psychology of Education
Paper

Influência da participação em atividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais

Luísa Mota Ribeiro (with Silva, Marianela Santos). 2010. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

Irmãos: (In)separáveis

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2010. Aprender a educar - Guia para pais e educadores
Other

Promoting First Year Learning Strategies through Instructional Narratives: a Portuguese experience

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, Pedro). 2008. ICET 53rd World Assembly
Paper

Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2007. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância

Luísa Mota Ribeiro 2007. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

The political development of adolescents: The impact of family background and opportunities for participation in and out-of-school, and the implications for citizenship education projects

Luísa Mota Ribeiro (with Ferreira, Pedro). 2003. A Europe of many cultures