Luísa Mota Ribeiro

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)

Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho.

É responsável pelo Projeto CApS - Católica Aprendizagem Serviço: Inovação e responsabilidade Social, que está a ser desenvolvido na UCP (Braga, Lisboa, Porto e Viseu) e que pretende estimular a inovação pedagógica e a responsabilidade social no ensino superior. Tem dinamizado várias experiências com recurso à Aprendizagem Serviço, metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos/as estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.

É responsável pelo programa de Serviço Comunitário da licenciatura em Psicologia, que foi reconhecido, em 2010, pela OCDE – Institutional Management in Higher Education como uma iniciativa de qualidade de ensino e inovação pedagógica.

É presidente do Conselho Pedagógico da FEP.

Paper

Prosocial tendencies measure validation for Portuguese late adolescents

Lurdes Veríssimo, Marisa Costa, Mariana Barbosa & Luísa Mota Ribeiro (with Marisa Costa). 2022. Interação em Psicologia
Paper

Disentangling motivation within instrumental music learning

Luísa Mota Ribeiro (with António Oliveira). 2021. Music Education Research
Paper

Parental Involvement during Pandemic Times: Challenges and Opportunities

Luísa Mota Ribeiro, Marisa Simões Carvalho & Rosário Serrão Cunha (with Luísa Mota Ribeiro). 2021. Education Sciences
Other

Service Learning And Spirituality: Analysis Of University Students Purpose In Life

Luísa Mota Ribeiro (with Ana Maria da Costa Oliveira). 2021. II Simposio Global UNISERVITATE, 28/10/20
Paper

The right to a second chance

Alexandra Carneiro, Raquel Matos & Luísa Mota Ribeiro (with Filipe Martins). 2020. Pedagogia Social
Paper

What makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagers

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário Serrão Cunha). 2020. Psicologia em Estudo
Paper

First-year law students' and teacher's questioning in class

Luísa Mota Ribeiro (with Luísa Ribeiro). 2019. Frontiers in Psychology
Paper

First-year students background and academic achievement

Luísa Mota Ribeiro (with Luísa Ribeiro). 2019. Frontiers in Psychology
Other

Perceções de alunos sobre a (des)motivação e a (des)atenção no aprender

Luísa Antunes Ribeiro & Luísa Mota Ribeiro (with Luísa Ribeiro). 2018. The Psychologist: Practice & Research Journal
Paper

Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial

Luísa Mota Ribeiro 2017. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

Estudar e aprender em casas de acolhimento: Identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativo

Luísa Mota Ribeiro 2017. Construir a autonomia e a flexibilização curricular: Os desafios da escola e dos professores
Other

Exploring Portuguese teachers’ perceptions of the challenges they face in schools

Luísa Mota Ribeiro (with Luísa Ribeiro). 2017. 39th Annual Conference on International School Psychology Association, Manchester, United Kingdom, 19/07/17
Book Chapter

Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIP

Luísa Mota Ribeiro 2015. Ser autor, ser diferente, ser TEIP
Paper

Estudar e aprender em instituições de acolhimento. O papel de variáveis individuais e contextuais

Luísa Mota Ribeiro 2015. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2015. Higher Education Research and Development
Paper

A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos

Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, José Matias Alves & Luísa Mota Ribeiro (with Alves, José Matias). 2014. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: A visão dos alunos

Luísa Mota Ribeiro 2014. Revista Portuguesa de Investigação Educacional,
Other

Ensinar e aprender no século XXI

Luísa Mota Ribeiro (with Luísa Ribeiro). 2014. Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Other

Ensinar e aprender no século XXI: Um olhar sobre as preocupações relatadas por professores

Luísa Mota Ribeiro & Rosário Serrão Cunha (with Luísa Ribeiro). 2014. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Book Chapter

Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias

Luísa Mota Ribeiro 2014. Coordenação, Supervisão e Liderança: Escolas, projetos e aprendizagens
Book Chapter

Entre o estudante, o aprender e o estudar no século XXI: Desafios para professores, alunos, psicólogos e famílias

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2014. Cordenação, Supervisão e Liderança: Escola, projetos e aprendizagens
Book Chapter

Intervenção com crianças e jovens em acolhimento institucional: Da teoria à prática

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2014. Clínica Universitária de Psicologia: Contributos para a prática psicológica
Other

Relatório de avaliação do interesse numa licenciatura de duplo grau. Análise dos dados de um grupo de discussão focalizada com pais e encarregados de educação de estudantes do ensino secundário

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, L.). 2014.
Paper

Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesa

Luísa Mota Ribeiro (with Alves, José Matias). 2012. Revista de Educação, Ciência e Cultura
Paper

English as a foreign language (EFL) homework diaries: Evaluating gains and constraints for selfregulated learning and achievement | Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: evaluacion de pros y contras en el aprendizaj...

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2011. Psicothema
Paper

Uso de diarios de tareas para casa en el inglés como lengua extranjera: Evaluación de pros y contras en el aprendizaje autorregulado y rendimiento.

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, Pedro). 2011. Psicothema
Book Chapter

As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?

Luísa Mota Ribeiro 2010. Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas
Book Chapter

As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: Risco e/ou oportunidade?

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2010. Intervenção com crianças, jovens e famílias
Paper

Enhancing self-regulation and approaches to learning in first-year college students: A narrative-based programme assessed in the Iberian Peninsula

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, P.). 2010. European Journal of Psychology of Education
Paper

Influência da participação em atividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais

Luísa Mota Ribeiro & António Fonseca (with Silva, Marianela Santos). 2010. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

Irmãos: (In)separáveis

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2010. Aprender a educar - Guia para pais e educadores
Other

Promoting First Year Learning Strategies through Instructional Narratives: a Portuguese experience

Luísa Mota Ribeiro (with Rosário, Pedro). 2008. ICET 53rd World Assembly
Paper

Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância

Luísa Mota Ribeiro (with Trigo, Luísa). 2007. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Paper

Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância

Luísa Mota Ribeiro 2007. Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Book Chapter

The political development of adolescents: The impact of family background and opportunities for participation in and out-of-school, and the implications for citizenship education projects

Luísa Mota Ribeiro (with Ferreira, Pedro). 2003. A Europe of many cultures