Docentes da FEP em formação pedagógica para professores do ensino superior na Universidade de Vilnius

Quinta-feira, Maio 23, 2024 - 14:22

Duas docentes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) participaram numa sessão de formação pedagógica para professores do Ensino Superior, entre os dias 6 e 8 de maio, na Universidade de Vilnius, na Lituânia.

A formação enquadra-se nas atividades do projeto “PBL4TEA - PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training”, coordenado pela docente da FEP, Diana Mesquita, e surge na sequência da primeira edição de uma formação sobre abordagens de aprendizagem ativa para professores, que se realizou em fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Nesta segunda edição da formação, em Vilnius, participaram 50 professores, oriundos da Turquia, Lituânia, Irlanda e Portugal. Da Universidade Católica, no Porto, estiveram presentes Diana Mesquita e Filipa Sobral (FEP), Eva Dias Oliveira (Católica Porto Business School) e Ana Teresa Ribeiro (Faculdade de Direito).

 

O desafio de transformar uma unidade curricular

“À semelhança da 1ª edição, os participantes foram desafiados a transformar uma unidade curricular ou parte de uma unidade curricular, inspirados nas sessões dinamizadas pela equipa do projeto, onde se abordaram diversas estratégias de aprendizagem ativa, utilização da inteligência artificial em sala de aula e de outras ferramentas digitais (de que é exemplo o padlet), avaliação e feedback. Durante as sessões, os participantes foram colaborando em equipa, a partir de reflexões e discussões desenvolvidas de forma participativa e interativa.”, refere Diana Mesquita, que é também investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).

Filipa Sobral, docente na FEP, destaca as mais-valias que encontrou nesta sessão, na qual participou no papel de formanda: “a minha participação nesta iniciativa permitiu-me parar para pensar nas minhas práticas pedagógicas em sala de aula. Pude ouvir, refletir e trabalhar em conjunto com especialistas nacionais e internacionais em inovação pedagógica, que me desafiaram a integrar na minha prática docente as ferramentas e metodologias de ensino e avaliação que foram discutidas e apresentadas.”

“Para além disso, a partilha de experiências e a troca de ideias com colegas de outros países, contribuiu ainda mais para enriquecer esta experiência de aprendizagem. Espero que em breve os meus alunos reconheçam que as aulas se tornaram mais desafiadoras e estimulantes!”, adianta.

 

Sobre o Projeto PBL4TEA

A formação insere-se no âmbito das atividades do projeto ERASMUS+ “PBL4TEA - PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training”, financiado pela Comissão Europeia e enquadrado no CEDH, a Unidade de I&D da FEP-UCP.

O projeto de dois anos (2022 a 2024) é coordenado pela Universidade do Minho, e conta com a parceria da Universidade Católica Portuguesa, da Koç University (Turquia), da Munster Technological University (Irlanda), e da Vilnius University (Lituânia).  

De referir que este projeto, de caráter internacional, vem consolidar as parcerias com instituições de ensino superior de outros países, e está também alinhado com a missão do CLIL – Católica Learning Innovation Lab (o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa).