A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) lançou, em janeiro, o e-book "A Avaliação em Interação: Currículo, pedagogias e aprendizagens", o vigésimo terceiro da coleção “Estudos de Educação”, coordenado pelos docentes Cristina Palmeirão e José Matias Alves.
O e-book, disponível para download gratuito no website da UCP Editora, surge na sequência do “XIII Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar”, realizado entre janeiro e maio de 2023, e subordinado ao tema "A avaliação em interação: Pedagogias, Currículo e Aprendizagens”.
Como explica Cristina Palmeirão, este diálogo educacional, que passou agora para livro, pretendeu “desencadear os necessários processos de mudança para a qualidade do ensino e das aprendizagens orientadas para o sucesso, equidade e inclusão das e para as aprendizagens.”
Oito contributos temáticos sobre avaliação no contexto educacional
O livro digital reúne oito contributos temáticos que abordam diferentes perspetivas sobre a avaliação no contexto educacional, com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre a qualidade do ensino e das aprendizagens.
O e-book é especialmente útil para Diretores de Escolas ou de Agrupamento de Escolas, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, estudantes de pós-graduação, de mestrado e doutoramento em Ciências da Educação e técnicos superiores.
De notar que a publicação enquadra-se no contexto do Programa de Avaliação Externa das Escolas, em vigor há mais de duas décadas, com a finalidade de promover a qualidade do ensino e das aprendizagens para todos.