
Já saiu um novo número da Revista Portuguesa de Investigação Educacional, a revista científica da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com enfoque nas Ciências da Educação.
O número 25 da Revista é dedicado ao tema “Lideranças, bem-estar e justiça”.
“Nesta edição, dedicamos especial atenção ao trinómio lideranças, bem-estar e justiça. Evidências teóricas e empíricas sublinham a importância das lideranças na construção do bem-estar pessoal, profissional e organizacional. As lideranças existem e desenvolvem-se para elevar as oportunidades de aprendizagem e de compromisso capazes de criar ambientes de bem-estar e oportunidades de maior equidade e justiça social. A lógica é as aprendizagens como princípio e finalidade central da escolarização”, explica Cristina Palmeirão, Professora Auxiliar na FEP.
A edição recentemente publicada em formato online é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares.
Os três primeiros artigos debruçam-se sobre as lideranças escolares e o seu contributo para a educação, para a cidadania, para uma educação inclusiva e para a construção de uma escola centrada na aprendizagem de todos os alunos. Dois outros artigos estão focados na autoavaliação institucional e na avaliação externa das escolas. Por fim, os restantes papers abordam o tema da inovação pedagógica e da implicação dos estudantes no processo de aprendizagem, assim como o recurso aos jogos digitais em sala de aula.
Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional
A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.
A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).