UCP2Be promove competências socioemocionais e bem-estar nos estudantes do 1.º ano

Terça-feira, Outubro 21, 2025 - 15:35

O UCP2 Mental Health deu início, este semestre, à fase piloto da Unidade Curricular UCP2Be, uma iniciativa inovadora que pretende contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes do 1.º ano de licenciatura, de forma a promover uma adaptação mais ajustada e promotora de saúde mental.

O projeto está a ser implementado na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), no campus do Porto, com a participação de 63 estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Psicologia, e procura estimular competências associadas ao autoconhecimento, empatia, regulação emocional, comunicação interpessoal e resiliência – competências reconhecidas como fundamentais para o bem-estar, o sucesso académico e a saúde mental.

Com uma duração de 12 sessões semanais de 1h30, a UCP2Be recorre a metodologias ativas e experienciais, promovendo a aprendizagem, a partilha entre pares e o desenvolvimento pessoal.

“A transição para o ensino superior é um momento de grandes desafios. Investir em competências socioemocionais desde o início do percurso académico é investir na saúde mental, na integração e no sucesso dos nossos estudantes”, sublinha Lurdes Veríssimo, docente e membro da Equipa UCP2 Mental Health no Porto.

A fase piloto está a ser monitorizada e avaliada pela equipa de Monitorização & Avaliação do UCP2 Mental Health, com o objetivo de compreender o impacto da UCP2Be em indicadores como a saúde mental e o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Com base nos resultados desta fase inicial, o UCP2 Mental Health pretende que a UCP2Be se torne uma unidade curricular transversal a todos os cursos.

Com esta iniciativa, a Católica reforça o seu compromisso com uma educação integral, centrada na pessoa, no bem-estar psicológico e no desenvolvimento humano, respondendo aos desafios da vida universitária e profissional.