Imagem de apresentação do evento

19 a 21 de março de 2024

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) organiza mais uma edição dos Dias da Psicologia @ Católica Porto, um momento de reflexão e de partilha no âmbito da Psicologia.

A edição de 2024 será subordinada ao tema “A Psicologia no século XXII: Desafios e oportunidades”.

Destinatários: estudantes e alumni FEP, investigadores, docentes e profissionais na área da Psicologia.

Mensagem de Raquel Matos (Diretora da FEP):
Nas últimas décadas, tem-se debatido, entre os/as psicólogos/as, a importância de ajustar o saber da psicologia às rápidas mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas, que têm grande impacto no dia a dia das pessoas, nos seus modos de pensar e de agir.

Nesse debate não se equacionava, inicialmente, questionar as teorias mais clássicas da psicologia, a maioria das quais com raízes no último século. Embora sempre se tenha assumido que essas teorias podiam ser sujeitas a reinterpretações e revisões, decorrentes da evolução do conhecimento empírico e da reflexão académica sobre a evolução da realidade, nunca, como agora, se pensou que tantas e tão rápidas transformações podiam exigir transformar também o conhecimento teórico e prático sobre o comportamento humano.

Antecipando-se que os 3/4 que restam do século XXI vão trazer transformações que não conseguimos antecipar, este debate urge. É esse o mote para a edição de 2024 dos Dias da Psicologia @ Católica Porto. Ao longo de 3 dias, estudantes, professores, investigadores, psicólogos e outros profissionais, nacionais e internacionais, vão juntar-se à conversa para debater os desafios que, antecipam, se vão colocar à psicologia no século XXII.

A Comissão Organizadora 2024
Diana Seabra
Mariana Barbosa
Marisa Carvalho