HNL - Image 1 - Teaching

No HNL a investigação existe lado a lado com o ensino, e busca desenvolver o espírito crítico na nova geração de profissionais, enquanto fomenta uma contínua curiosidade e abertura para aprender com outras áreas científicas. Estes são ingredientes que enriquecem a experiência de aprendizagem.

A nossa missão é oferecer um contexto de ensino e preparação científica de elevada qualidade, que vai além das atividades clássicas de sala de aula, sobre as funções básicas do cérebro e as condições clínicas associadas ao sistema nervoso. Neste sentido, enfatizamos a importância da formação prática no nosso laboratório, onde oferecemos aos estudantes e jovens investigadores uma experiência de aprendizagem de elevada qualidade numa equipa multidisciplinar a desenvolver investigação nas Neurociências.

Os nossos estudantes podem iniciar a sua formação em Neurociências já nos primeiros anos da licenciatura, através das seguintes unidades curriculares:

 

HNL - Image 2 - Ensino

O objetivo desta unidade curricular é apresentar os princípios gerais do funcionamento cerebral em indivíduos saudáveis, bem como a relação entre lesão cerebral e os défices cognitivos. Também inclui aulas práticas sobre as técnicas mais utilizadas na área das Neurociências.

 

HNL - Image 3 - Ensino

Esta unidade curricular fomenta a discussão sobre as bases neurobiológicas das funções cognitivas e afetivas, identificando também os principais défices neurocognitivos que podem afetá-las. Os alunos desenvolvem experiência no contexto laboratorial e com os procedimentos experimentais destinados ao registo da atividade do sistema nervoso.

 

HNL - Image 4 - Ensino

Esta unidade curricular foi criada para que os alunos do mestrado em Psicologia possam desenvolver uma melhor compreensão da relação entre o comportamento humano e as funções cerebrais na vertente patológica; enquanto exploram o papel da neuropsicologia no diagnóstico diferencial de diversas doenças neurológicas/psicopatológicas.