No HNL são realizados estudos sobre os correlatos neurofisiológicos de diferentes processos psicológicos em contextos e condições muito variados. Tem como objetivos principais explorar o comportamento social, o padrão de responsividade emocional e a regulação das emoções.
Há atualmente seis linhas de investigação no nosso laboratório:
Para as empresas, o cenário competitivo cada vez maior, o ritmo das inovações tecnológicas e os ciclos de vida mais curtos dos produtos, assim como a exigência dos consumidores quanto a opções mais sustentáveis, exigem que as organizações estejam no topo dos mais recentes avanços e inovações. Como uma ciência multidisciplinar as Neurociências permitem explorar o padrão de funcionamento do cérebro humano para prever, otimizar o aumento da literacia através de campanhas de impacto e direcionar o comportamento do consumidor para escolhas mais sustentáveis. Várias técnicas neurofisiológicas podem ser aplicadas aos diferentes contextos de consumo para registar o impacto de informações e de estímulos, permitindo monitorizar o processo de tomada de decisão.
Dois dos projetos recentemente escolhidos para financiamento e inseridos nessa linha de investigação, são:
- BioShoes4All: enquadrado nos Avisos Convite nº 01/C12-i01/2021 e nº 02/C12-i01/2021”, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
- BE@T: investimento TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável”, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
O HNL tem contribuído em termos metodológicos para a área das Neurociências através da validação de vários paradigmas e construção de bases de dados para acesso aberto. Por exemplo, um dos maiores desafios nos estudos experimentais que envolvem a monitorização de medidas periféricas neurofisiológicas é a escolha de estímulos apropriados para registar a atividade basal dos participantes a fim de calcular o padrão de reatividade (i.e., antes de serem estimulados ou estarem envolvidos em tarefas cognitivas). Esta linha de investigação tem como objetivo avaliar a adequação de estímulos auditivos e visuais que possam ser utilizados em tarefas experimentais.
A regulação emocional é principalmente um fenômeno interpessoal. O HNL possui uma extensa linha de investigação que examina os correlatos neurofisiológicos e a sincronia neurofisiológica nas interações diádicas interpessoais. A maioria dos estudos compara o grau de sincronia durante interações diádicas com a capacidade de regulação emocional e com diferentes características dos membros da díade.
A música é uma importante forma de comunicar e regular as nossas emoções. Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos estão constantemente expostos à música, e a interação com ela dá-se a vários níveis: estético, emocional, cognitivo, terapêutico, entre outros. Explorar os correlatos neurofisiológicos relacionados com a música é uma das várias linhas de investigação do HNL, incluindo projetos que vão do estudo sobre o impacto do ensino musical na regulação emocional e no funcionamento cerebral, ao estudo da motivação e do suporte parental como preditores de sucesso académico musical.
Pode nos parecer um exercício mental desafiante imaginar que nos dias atuais ainda possa existir um órgão dentro do nosso corpo que seja essencial para perceber o nosso comportamento e o sensível equilíbrio entre saúde e doença, mas que ainda seja largamente negligenciado. Mas de facto, existe um órgão que pode ser descrito dessa forma. Esse órgão é o intestino, ou mais especificamente, todo a comunidade de microrganismos que povoa esse órgão. O HNL estuda o efeito da modulação (por probióticos, prebióticos e simbióticos) da microbiota intestinal no funcionamento cerebral e em condições clínicas associadas ao sistema nervoso.
O projecto NeuroBTec tem como objectivo essencial promover a interconexão e desenvolver investigação de excelência entre o Human Neurobehavioral Laboratory e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), com o intuito de potenciar o desenvolvimento de projectos multidisciplinares que interliguem as áreas da Biotecnologia, Psicologia e Neurociências, bem como a interligação do conhecimento académico com a indústria.
Projeto Finalizado
O projeto CAPSULE teve como objetivo principal estudar os correlatos neurofisiológicos da regulação emocional face aos potenciais efeitos deletérios dos media na satisfação corporal. Foi financiado pela Fundação BIAL e implementado simultaneamente em três países:
- Em Portugal
A sede do projeto cuja PI é a diretora do HNL, Patrícia Oliveira-Silva, mas que envolveu dois outros investigadores do CEDH (Research Centre for Human Development): Bárbara César Machado e Pedro Dias.
- Nos Estados Unidos
Cuja coordenadora foi a investigadora Rachel F. Rodgers da Bouvé College of Health Sciences da Northeastern University em Boston;
- Em Inglaterra
Com o investigador Mike Marriott do Departamento de Psicologia da Nottingham Trent University em Nottingham.
Consulte mais informações sobre este projeto aqui.