No HNL são realizados estudos sobre os correlatos neurofisiológicos de diferentes processos psicológicos em contextos e condições muito variados. Tem como objetivos principais explorar o comportamento social, o padrão de responsividade emocional e a regulação das emoções.

Há atualmente seis linhas de investigação no nosso laboratório:

HNL - Image 1 - Investigação

Para as empresas, o cenário competitivo cada vez maior, o ritmo das inovações tecnológicas e os ciclos de vida mais curtos dos produtos, assim como a exigência dos consumidores quanto a opções mais sustentáveis, exigem que as organizações estejam no topo dos mais recentes avanços e inovações. Como uma ciência multidisciplinar as Neurociências permitem explorar o padrão de funcionamento do cérebro humano para prever, otimizar o aumento da literacia através de campanhas de impacto e direcionar o comportamento do consumidor para escolhas mais sustentáveis. Várias técnicas neurofisiológicas podem ser aplicadas aos diferentes contextos de consumo para registar o impacto de informações e de estímulos, permitindo monitorizar o processo de tomada de decisão.

Dois dos projetos recentemente escolhidos para financiamento e inseridos nessa linha de investigação, são:

• BioShoes4All: enquadrado nos Avisos Convite nº 01/C12-i01/2021 e nº 02/C12-i01/2021”, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
  • BE@T: investimento TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável”, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

HNL - Image 2 - Investigação

O HNL tem contribuído em termos metodológicos para a área das Neurociências através da validação de vários paradigmas e construção de bases de dados para acesso aberto. Por exemplo, um dos maiores desafios nos estudos experimentais que envolvem a monitorização de medidas periféricas neurofisiológicas é a escolha de estímulos apropriados para registar a atividade basal dos participantes a fim de calcular o padrão de reatividade (i.e., antes de serem estimulados ou estarem envolvidos em tarefas cognitivas). Esta linha de investigação tem como objetivo avaliar a adequação de estímulos auditivos e visuais que possam ser utilizados em tarefas experimentais.

HNL - Image 3 - Investigação

A regulação emocional é principalmente um fenômeno interpessoal. O HNL possui uma extensa linha de investigação que examina os correlatos neurofisiológicos e a sincronia neurofisiológica nas interações diádicas interpessoais. A maioria dos estudos compara o grau de sincronia durante interações diádicas com a capacidade de regulação emocional e com diferentes características dos membros da díade.

HNL - Image 4 - Investigação

A música é uma importante forma de comunicar e regular as nossas emoções. Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos estão constantemente expostos à música, e a interação com ela dá-se a vários níveis: estético, emocional, cognitivo, terapêutico, entre outros. Explorar os correlatos neurofisiológicos relacionados com a música é uma das várias linhas de investigação do HNL, incluindo projetos que vão do estudo sobre o impacto do ensino musical na regulação emocional e no funcionamento cerebral, ao estudo da motivação e do suporte parental como preditores de sucesso académico musical.

HNL - Image 5 - Investigação

Pode nos parecer um exercício mental desafiante imaginar que nos dias atuais ainda possa existir um órgão dentro do nosso corpo que seja essencial para perceber o nosso comportamento e o sensível equilíbrio entre saúde e doença, mas que ainda seja largamente negligenciado. Mas de facto, existe um órgão que pode ser descrito dessa forma. Esse órgão é o intestino, ou mais especificamente, todo a comunidade de microrganismos que povoa esse órgão. O HNL estuda o efeito da modulação (por probióticos, prebióticos e simbióticos) da microbiota intestinal no funcionamento cerebral e em condições clínicas associadas ao sistema nervoso.

HNL - Image 6 - Investigação

O projecto NeuroBTec tem como objectivo essencial promover a interconexão e desenvolver investigação de excelência entre o Human Neurobehavioral Laboratory e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), com o intuito de potenciar o desenvolvimento de projectos multidisciplinares que interliguem as áreas da Biotecnologia, Psicologia e Neurociências, bem como a interligação do conhecimento académico com a indústria.

Projeto Finalizado

HNL - Image 7 - Research

O projeto CAPSULE teve como objetivo principal estudar os correlatos neurofisiológicos da regulação emocional face aos potenciais efeitos deletérios dos media na satisfação corporal. Foi financiado pela Fundação BIAL e implementado simultaneamente em três países:

• Em Portugal

A sede do projeto cuja PI é a diretora do HNL, Patrícia Oliveira-Silva, mas que envolveu dois outros investigadores do CEDH (Research Centre for Human Development): Bárbara César Machado e Pedro Dias.

• Nos Estados Unidos

Cuja coordenadora foi a investigadora Rachel F. Rodgers da Bouvé College of Health Sciences da Northeastern University em Boston;

• Em Inglaterra

Com o investigador Mike Marriott do Departamento de Psicologia da Nottingham Trent University em Nottingham.

Consulte mais informações sobre este projeto aqui.