Abertas candidaturas para a 2.ª edição da Formação Avançada em Transformação Digital do Ensino

Sexta-feira, Dezembro 19, 2025 - 10:34

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) abre candidaturas à 2.ª edição da Formação Avançada em Transformação Digital do Ensino. A formação tem início previsto para 3 de fevereiro de 2026 e decorre em regime online, entre fevereiro e abril de 2026.

Com 12 ECTS e um total de 40 horas de contacto, complementadas por trabalho autónomo, esta formação avançada pretende responder aos desafios atuais da educação, promovendo a inovação pedagógica e o desenvolvimento de competências digitais em contextos de ensino e aprendizagem.

Uma formação acreditada e orientada para a inovação

O curso é promovido pela FEP-UCP e encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com o registo CCPFC/ACC-136035/25, sendo coordenado pelos Professores António Andrade e José Lagarto.

A estrutura curricular integra cinco módulos principais - Inovação Pedagógica, Ensinar com Inteligência Artificial, Didática Digital e Quadros Interativos, Ensino Mediado e Das Ferramentas aos Ambientes - precedidos de um módulo inicial de socialização com o curso, a equipa e a plataforma.

As sessões decorrem preferencialmente às terças e quintas-feiras, em formato online, estando ainda prevista a possibilidade de sessões presenciais pontuais, nomeadamente para momentos de avaliação.

Destinatários e condições de admissão

A formação destina-se a estudantes, docentes, investigadores, profissionais e outros interessados, residentes em território nacional, com ou sem atividade profissional, detentores de grau académico ou frequência de ensino superior em áreas como Educação, Ciências Sociais e do Comportamento, Psicologia, Ciências Empresariais, Direito, Serviços, entre outras. Poderão ainda ser admitidos candidatos de outras áreas científicas, para preenchimento de vagas sobrantes

Bolsas de estudo financiadas pelo PRR

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa Impulso Mais Digital e do projeto Training for Digital Transformation, serão atribuídas 30 bolsas de estudo, correspondentes à isenção total do valor da propina, a candidatos que cumpram os critérios de admissão e obtenham melhor pontuação no processo de seriação

Candidaturas e prazos

O período de candidatura decorre até ao dia 15 de janeiro de 2026, sendo os resultados divulgados a 21 de janeiro de 2026.

Para mais informações, consulte a página do curso. Para mais informações sobre o processo de candidaturas, contacte candidaturas.porto@ucp.pt

transformacao_digital_do_ensino