A 11.ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPEs) decorreu nos dias 10 e 11 de julho, na Universidade de Évora, reunindo 191 participantes de várias instituições do país. O evento afirmou-se como um espaço de encontro, reflexão e partilha de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino superior.
Este ano, o congresso contou com a presença do consórcio INOV-NORTE — Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte, constituído por seis instituições de ensino superior que se unem para promover a descentralização das iniciativas de inovação e modernização pedagógica no ensino superior português. A Universidade Católica Portuguesa (UCP), que integra este consórcio e se faz representar pelo CLIL – Católica Learning Innovation Lab, reafirma assim o seu compromisso com a qualidade do ensino e a inovação pedagógica.
Nesta participação, o CLIL deu a conhecer duas iniciativas que evidenciam diferentes formas de promover o desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior.
A primeira, intitulada Comunidades de Aprendizagem e Prática no Desenvolvimento Profissional de Docentes do Ensino Superior: relatos de uma experiência com foco na ‘agência’, foi apresentada por Diana Soares, coordenadora do CLIL e docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Esta comunicação destacou o trabalho das Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP), que funcionam como espaços colaborativos onde os docentes podem planear, aplicar e refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras, reforçando a sua capacidade de agir de forma autónoma e sustentada.
A segunda apresentação deu a conhecer a iniciativa Católica TIPS – Teaching Innovation Partnerships, dinamizada por Rita Tavares de Sousa, especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente do CLIL, e por Inês Monteiro, especialista em Inovação Pedagógica do CLIL. Esta iniciativa cria um ambiente informal de partilha e debate entre docentes e investigadores, utilizando como ponto de partida estímulos culturais não académicos, como excertos literários, filmes ou podcasts, para refletir sobre desafios e práticas no ensino superior.
A participação do CLIL no CNaPPEs 2025 reforça assim o papel da UCP e do consórcio INOV-NORTE na promoção de uma cultura de inovação, reflexão e melhoria contínua no ensino superior em Portugal.
