Pós-Graduação em Nutrição, Psicologia e Saúde

15 Bolsas de Estudo PRR
Formação focada no contínuo entre o comportamento alimentar saudável e o comportamento alimentar sintomático
1ª Edição | Início a 18 de outubro de 2024

Mais Informações

Créditos ECTS

30

Duração

160 horas de formação presencial

Língua

Português

Início do curso

18 de outubro de 2024

Horário

As aulas decorrem às terças e quintas-feiras das 17h00 às 21h00.  O curso funciona em regime presencial, com possibilidade de algumas sessões online através de plataforma apropriada.

Brochura

 

Apresentação

As Unidades Académicas Escola Superior de Biotecnologia e Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, consertaram esforços para desenharem uma Pós-graduação multidisciplinar, que resulta da interação das suas áreas do Saber, apresentando uma formação diferenciadora na oferta formativa nacional.

Logotipos ESB e FEP

A ligação entre Nutrição e Psicologia é indiscutível. A escolha dos alimentos, quer seja para consumo próprio ou enquanto prescrição para um doente ou para uma comunidade, está longe de ser uma decisão meramente isolada e baseada apenas em fatores biológicos, sendo também determinada por fatores psicossociais, onde a psicologia assume importantes contributos. A ciência evidencia, cada vez mais, o papel dos alimentos enquanto promotores de bem-estar e estilos de vida saudáveis, podendo, no entanto, a alimentação e o comportamento alimentar comprometer a saúde e associarem-se ao desenvolvimento de doenças e perturbações mentais.

Entre o comportamento alimentar saudável, e desejado, e o comportamento alimentar problemático, ou sintomático, existe um contínuo que deve ser considerado e estudado. Ou seja, a escolha de alimentos é determinada por fatores psicológicos, muito embora a forma como as pessoas se sentem também seja determinada por aquilo que comem.

Estar ciente desta conexão, bem como conhecer os mecanismos subjacentes, posiciona os profissionais num patamar privilegiado para comunicar melhor com as pessoas numa perspetiva de promoção de saúde, de prevenção de doença ou de tratamento, aumentando a probabilidade de alcançar mudanças comportamentais sustentadas. As intervenções no contexto da saúde querem-se, também, personalizadas e participadas, posicionando as Ciências da Nutrição e da Psicologia num interface privilegiado para a mudança do comportamento.  

Nesta Pós-graduação propomo-nos aprofundar as inter-relações existentes entre as ciências da nutrição, que estudam o impacto da alimentação e da nutrição na saúde (“física”) e a psicologia, que analisa os processos mentais e comportamentos de indivíduos e grupos humanos. Acreditamos que esta combinação acrescenta muito valor numa perspetiva de abordagem integrada da saúde e na promoção do bem-estar e de estilos de vida saudáveis, centrados na pessoa.

Propomos um programa que procura aumentar a literacia e desenvolver competências que permitam o enquadramento dos conhecimentos científicos atuais no exercício profissional especializado.

Acreditamos que nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde que diariamente trabalham nas instituições de saúde públicas e privadas, em escolas, instituições de ensino, instituições particulares de solidariedade social, empresas e em tantos outros locais, com crianças, jovens, adultos ou idosos, irão desenvolver competências importantes para o exercício profissional, no seu campo de atuação.

 

Objetivos

São objetivos desta Pós-Graduação:

  • Atualizar, enriquecer e aprofundar conhecimentos sobre nutrição e alimentação e o impacto destes na saúde, nomeadamente na saúde mental;
  • Atualizar, enriquecer e aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos neurológicos e psicológicos envolvidos no humor, nas emoções e na cognição e a influência destes na alimentação e no comportamento alimentar;
  • Dotar os profissionais de ferramentas que permitam identificar comportamentos alimentares saudáveis, bem como outros comportamentos não promotores de saúde e comportamentos alimentares sintomáticos, permitindo a eficaz sinalização e encaminhamento dos indivíduos para tratamento em contexto multidisciplinar;
  • Explorar técnicas de comunicação em saúde que sejam eficazes nos campos da nutrição e da psicologia;
  • Promover uma formação científica completa, rigorosa, atualizada e prática no campo de interseção da nutrição com a psicologia;
  • Desenvolver capacidade reflexiva crítica.

 

Destinatários

Este curso de Pós-Graduação destina-se a:

  • Licenciados em Ciências da Nutrição, Nutrição e Dietética ou Dietética e que desejam se especializar na área da psicologia da alimentação e nutrição;
  • Licenciados em Psicologia e que queiram aprofundar a sua formação sobre a alimentação e o comportamento alimentar.
  • Outros profissionais de saúde que desejam consolidar e/ou ampliar conhecimentos na área da psicologia aplicada à nutrição.

Nota: A apresentação de candidatura por um titular de outro grau académico será sujeita a avaliação por parte da coordenação do curso de Pós-graduação.

 

Financiamento

Curso apoiado pelo projeto Training for Resilience, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.

PRR-RP-UE

Mais Informações

Créditos ECTS

30

Duração

160 horas de formação presencial

Língua

Português

Início do curso

18 de outubro de 2024

Horário

As aulas decorrem às terças e quintas-feiras das 17h00 às 21h00.  O curso funciona em regime presencial, com possibilidade de algumas sessões online através de plataforma apropriada.

Brochura