Políticas educativas para educação de infância e 1º ciclo

João Formosinho / 4 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Compreender o processo de formulação, negociação e adoção, apropriação e desenvolvimento das políticas educacionais e c compreender o papel das escolas, das associações pedagógicas e dos professores neste desenvolvimento;
  2. Compreender e identificar os dois modos essenciais de fazer pedagogia – modo transmissivo e modo participativo;
  3. Compreender os processos de construção social da educação de infância como primeira etapa da educação básica – os riscos da assimilação pela cultura da edução primária;
  4. Compreender o processo de transformação da educação primária de ciclo único do ensino básico a ciclo intermédio da educação básica - os riscos da fragmentação disciplinar;
  5. Explicar o papel do Estado e da sociedade civil na promoção do sucesso educativo na educação básica – os riscos numa sociedade intercultural da centração do insucesso em grupos específicos.

No final o formando deverá ser capaz de:

  1. Identificar o modo pedagógico desenvolvido num contexto educativo
  2. Compreender os processos de apropriação pelos professores desse modo
  3. Identificar práticas de qualidade na educação de infância e no ensino básico