Inovar em sala de aula: estudantes de Psicologia criam podcasts sobre teletrabalho e novas tecnologias

Sexta-feira, Julho 26, 2024 - 15:07

Os estudantes do 3º ano da licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) utilizaram o formato podcastpara apresentarem os trabalhos finais da unidade curricular (UC) optativa “Desafios Contemporâneos do Trabalho e das Relações Laborais”. A iniciativa, existente nesta UC desde 2021, tem contribuído para promover várias competências nos estudantes.

A utilização do podcast como formato de apresentação de trabalhos surgiu da necessidade de inovar nas metodologias de ensino e de avaliação. “O formato tradicional de apresentação muitas vezes não permite que os alunos expressem a sua criatividade e capacidade de comunicação de forma plena”, assegura Filipa Sobral, responsável desta UC.

“Por essa razão, em conjunto com os estudantes, decidimos utilizar esta plataforma para explorar novas formas de comunicação e de envolvimento com os conteúdos abordados nesta unidade curricular”, adianta.

 

Estudantes mais envolvidos e motivados para a aprendizagem

A reação dos estudantes à proposta foi bastante positiva, tendo muitos demonstrado entusiasmo e curiosidade por trabalhar num formato diferente. Além do mais, a criação do podcast, que envolveu a preparação de um guião de entrevista a convidados, e a estruturação da apresentação da entrevista em áudio, permitiu que os alunos desenvolvessem não só competências tecnológicas e criativas, mas também competências como a capacidade de síntese, de comunicação oral e de trabalho em equipa.

Filipa Sobral considera que os trabalhos apresentados, muito focados no teletrabalho e nas novas tecnologias, corresponderam plenamente aos objetivos de aprendizagem definidos: “os podcasts permitiram uma análise crítica e aprofundada dos desafios contemporâneos do trabalho e das relações laborais, conforme esperado. Os alunos não só compreenderam os conceitos teóricos, como também foram capazes de aplicá-los em contextos práticos relevantes”.

A experiência nasceu no ano letivo 2021/2022 e será repetida no próximo ano. A docente não tem dúvidas: “os feedbacks positivos dos estudantes e a qualidade dos trabalhos apresentados indicam que o formato podcast é uma estratégia eficaz.”

 

Seis podcasts sobre temas atuais no mundo do trabalho

Neste ano letivo (2023/2024), nasceram na UC “Desafios Contemporâneos do Trabalho e das Relações Laborais” 6 podcasts que abordaram temas como o mundo do trabalho contingente e dos freelancers, a reconversão de carreiras, as vantagens e desvantagens do teletrabalho e do trabalho presencial, a flexibilidade laboral, e o impacto da pandemia no mundo do trabalho.

Os podcasts dos estudantes são listados abaixo:

 

Fotografia do evento