Antes de aspirar a conquistas mais ousadas, é indispensável consolidar os fundamentos que dão suporte ao conhecimento avançado. Para atender a essa necessidade, o curso de "Neurociências para os Profissionais do Futuro: Funções Cognitivas e Mapeamento Cerebral" oferece uma sólida base teórica e prática para profissionais e estudantes de diversas disciplinas, que desejam conhecer mais sobre as bases neurológicas do comportamento humano e dos processos cognitivos. A partir das mais recentes técnicas de mapeamento cerebral, será discutido como diferentes áreas cerebrais influenciam o comportamento e os processos mentais.
A menos que se tenha mantido à margem das inovações e discussões da última década, certamente já se deparou com o potencial revolucionário das neurociências para para transformar práticas em diversas áreas, nomeadamente a psicologia, a educação, a medicina, a Inteligência Artificial, a ética, economia, direito, e muitas outras. Com o avanço incessante das neurociências, é indispensável que os atuais profissionais estejam preparados com os conhecimentos mais recentes e relevantes. Este curso oferece as bases necessárias para entender como o cérebro é responsável por cada aspecto da nossa vida diária e como as funções cognitivas interagem para criar a nossa experiência humana.
Objetivos
Com uma carga horária de 72 horas em horário pós-laboral, este curso procura proporcionar um ambiente de desenvolvimento profissional contínuo, que busca promover o aperfeiçoamento de competências teóricas sobre:
- As variações na anatomia cerebral e os seus efeitos no comportamento e na cognição;
- As bases neurológicas de cada função cognitiva e os circuitos cerebrais envolvidos;
- As características e causas conhecidas das principais patologias cerebrais;
- As técnicas mais usadas nas neurociências e as aplicações na investigação;
- A capacidade de analisar o impacto das neurociências em áreas emergentes (e.g., inteligência artificial, ética, direito, etc.);
- O diálogo interdisciplinar através da partilha de uma base comum de conhecimentos em neurociências que facilite colaborações entre profissionais de diversas áreas;
- A capacidade de análise crítica da investigação realizada na área das neurociências.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Identificar e descrever as variações na anatomia cerebral e analisar como essas diferenças influenciam o comportamento e a cognição humana.
- Explicar as bases neurológicas das principais funções cognitivas;
- Reconhecer as características e causas das principais patologias cerebrais;
- Analisar criticamente o impacto das neurociências em áreas emergentes;
- Contribuir para diálogos interdisciplinares;
- Compreender técnicas contemporâneas de neuroimagem;
- Aprimorar a capacidade de análise crítica da investigação realizada nessa área;
- Explorar as diversas oportunidades e desafios da integração entre as Neurociências e diversas áreas;
- Adquirir ferramentas valiosas para o avanço profissional e académico.
Destinatários
Esta curso está aberto a profissionais das variadas áreas científicas:
- Profissionais de Saúde Mental
- Educadores e outros profissionais na área da Educação
- Profissionais de Saúde
- Investigadores em Neurociências e Psicobiologia
- Profissionais ligados à Inteligência Artificial
- Juristas e Profissionais do Direito
- Especialistas em Ética e Neuroética
- Economistas
- Profissionais de Reabilitação e Fisioterapia
- Gestores de Inovação em Saúde e Tecnologia
- Outros Profissionais de Áreas Interdisciplinares
Metodologia
Este curso adota uma abordagem inovadora e interativa, centrada no desenvolvimento contínuo de competências práticas e teóricas. Serão utilizados laboratórios virtuais, simulações clínicas e estudos de caso interativos que permitirão aplicar o conhecimento em contextos reais, enquanto os workshops práticos estimularão a resolução criativa de problemas. Este curso também inclui orientação especializada, feedback personalizado e suporte contínuo durante o percurso formativo. Por último, serão disponibilizadas comunidades virtuais de prática que funcionarão como espaços para a troca de experiências, discussões sobre estudos de caso, debates sobre os avanços neurocientíficos e a construção de redes profissionais.