Artigo de opinião de Catarina Morais, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora da Pós-graduação em Psicologia do Desporto e Performance e de Carlos Filipe Fernandes, Psicólogo do Desporto e da Performance e um dos coordenadores da Pós-graduação em Psicologia do Desporto e Performance.
“Muitos clubes continuam a valorizar o talento técnico acima de tudo. No entanto, os casos de burnout, desmotivação e desistência precoce são cada vez mais comuns.
A saúde mental dos jovens atletas continua a ser um dos maiores pontos cegos no desporto. Treinam como adultos, competem como profissionais, mas ainda são adolescentes a tentar descobrir quem são. Quando o rendimento se torna a única métrica de valor, a pressão pode ser esmagadora.”