Investigadora na área da educação explora Aprendizagem Ativa em livro sobre sucesso académico no Ensino Superior

Quarta-feira, Dezembro 4, 2024 - 10:47


Diana Mesquita, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (FEP-UCP) e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), contribuiu para o livro “Sucesso Académico no Ensino Superior” com um capítulo dedicado à aprendizagem ativa.

No capítulo, a docente da FEP-UCP aprofundou a discussão sobre os desafios e as oportunidades de transformação para a prática docente - uma abordagem que defende que o professor deve ser capaz de construir uma experiência significativa para os estudantes que, assim, assumem um processo central no processo de aprendizagem.

O capítulo, escrito em coautoria com Rui M. Lima, da Universidade do Minho, é o resultado de quase 15 anos de experiência dos autores na formação de professores no contexto do Ensino Superior em diversos países, como Brasil, Tailândia, Colômbia e Portugal. “Neste capítulo, apresentámos e discutimos os desafios da aprendizagem ativa do ponto de vista concetual porque nem sempre é uma discussão clara, e ainda procurámos identificar oportunidades de transformação da prática docente, partindo das iniciativas de desenvolvimento profissional”, refere a investigadora.

Um olhar aprofundado sobre o sucesso académico

O livro "Sucesso Académico no Ensino Superior" reúne autores de diversas instituições nacionais e internacionais, e apresenta uma visão multidimensional acerca do sucesso académico. Editado por Alexandra Ribeiro-Costa, Amélia Caldeira, Claisy Marinho-Araujo e Leandro Almeida, este livro aborda temas como o envolvimento do estudante, o desenvolvimento de competências científicas e profissionais e a satisfação com a experiência universitária. A obra oferece um guia valioso para as instituições de ensino superior que procuram promover a excelência académica.

O livro é uma boa sugestão de leitura para todos os docentes e investigadores interessados em promover uma educação de qualidade e centrada no estudante.