Formação e Desenvolvimento

5 ECTS / Semestral / Português
  1. Compreender a formação enquanto ferramenta de intervenção de uma perspetiva de lifelong learning na idade adulta;
  2. Compreender o papel da Formação na realidade educativa e profissional atual;
  3. Compreender os diferentes domínios, áreas de intervenção e práticas metodológicas da Formação;
  4. Conhecer as principais estruturas de Formação;
  5. Compreender e otimizar a articulação entre Formação, educação e trabalho, que permite a promoção contínua de competências sociocognitivas e educativas na idade adulta (e.g., aprendizagem, motivação, autorregulação, tomada de decisão);
  6. Compreender a noção de necessidade formativa, identificar e selecionar as metodologias de análise mais adequadas ao contexto;
  7. Elaborar, com rigor, planos de Formação e de sessão;
  8. Compreender a noção de avaliação da Formação, identificar e selecionar as metodologias de avaliação em função dos objetivos definidos;
  9. Conhecer os princípios e características das metodologias de formação à distância (e/b-learning);
  10. Desenvolver a capacidade de refletir e pensar criticamente sobre conceções e práticas de Formação.

Docentes

Docente Convidado(a) / Researcher
Rosário Serrão Cunha é Mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, na Universidade Católica Portuguesa…