- Compreender a formação enquanto ferramenta de intervenção de uma perspetiva de lifelong learning na idade adulta;
- Compreender o papel da Formação na realidade educativa e profissional atual;
- Compreender os diferentes domínios, áreas de intervenção e práticas metodológicas da Formação;
- Conhecer as principais estruturas de Formação;
- Compreender e otimizar a articulação entre Formação, educação e trabalho, que permite a promoção contínua de competências sociocognitivas e educativas na idade adulta (e.g., aprendizagem, motivação, autorregulação, tomada de decisão);
- Compreender a noção de necessidade formativa, identificar e selecionar as metodologias de análise mais adequadas ao contexto;
- Elaborar, com rigor, planos de Formação e de sessão;
- Compreender a noção de avaliação da Formação, identificar e selecionar as metodologias de avaliação em função dos objetivos definidos;
- Conhecer os princípios e características das metodologias de formação à distância (e/b-learning);
- Desenvolver a capacidade de refletir e pensar criticamente sobre conceções e práticas de Formação.
Formação e Desenvolvimento
5 ECTS / Semestral / Português