A UC de Fundamentos da Avaliação Psicológica e Psicometria pretende introduzir a temática da avaliação psicológica (AP), a sua evolução histórica e principais modelos teóricos, bem como as principais metodologias de avaliação das características psicométricas de instrumentos de AP. Dá-se particular importância a questões éticas e deontológicas associadas à prática da AP.
Objetivos de aprendizagem:
A. Conhecer conceito de AP e seu desenvolvimento histórico;
B. Diferenciar principais modelos teóricos de AP e respetivos métodos e técnicas de referência;
C. Reconhecer e avaliar a qualidade psicométrica de provas de AP;
D. Conhecer o processo de AP e os principais métodos e técnicas em AP nos diferentes contextos de aplicação da Psicologia;
E. Refletir sobre os principais aspetos éticos e deontológicos da prática da AP.
No final da UC, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender o conceito de AP, bem como de entender a evolução deste conceito à luz das variadas perspetivas teóricas (Objetivo A);
- Distinguir os principais modelos teóricos de AP de forma aprofundada e crítica (Objetivo B);
- Diferenciar métodos para avaliação de qualidades psicométricas de instrumentos de AP (Objetivo C);
- Refletir acerca da possível utilização de um instrumento de AP tendo em conta as suas qualidades psicométricas, problemática que avalia e público-alvo a que se destina (Objetivo C);
- Delinear teoricamente um processo de AP tendo em conta diferentes métodos e técnicas (Objetivo D);
- Refletir criticamente acerca de dilemas éticos que possam surgir no âmbito de um processo de AP (Objetivo E).
Paralelamente, o aluno deverá desenvolver um conjunto de competências transversais que contribuirão para a sua formação na área da Psicologia:
- Pensamento crítico aplicado a variadas situações e dilemas éticos;
- Capacidade de trabalho em equipa (e.g., ética, negociação, liderança, gestão de tempo, organização);
- Comunicação de ideias e utilização de argumentos pertinentes para suporte das mesmas;
- Adequação do discurso verbal e não verbal, bem como do seu comportamento a situações e contextos de trabalho.