Fundamentos de Avaliação Psicológica e Psicometria

6 ECTS / Semestral / Inglês, Português

A UC de Fundamentos da Avaliação Psicológica e Psicometria pretende introduzir a temática da avaliação psicológica (AP), a sua evolução histórica e principais modelos teóricos, bem como as principais metodologias de avaliação das características psicométricas de instrumentos de AP. Dá-se particular importância a questões éticas e deontológicas associadas à prática da AP.

Objetivos de aprendizagem:

A. Conhecer conceito de AP e seu desenvolvimento histórico;

B. Diferenciar principais modelos teóricos de AP e respetivos métodos e técnicas de referência;

C. Reconhecer e avaliar a qualidade psicométrica de provas de AP;

D. Conhecer o processo de AP e os principais métodos e técnicas em AP nos diferentes contextos de aplicação da Psicologia;

E. Refletir sobre os principais aspetos éticos e deontológicos da prática da AP.

No final da UC, o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender o conceito de AP, bem como de entender a evolução deste conceito à luz das variadas perspetivas teóricas (Objetivo A);
  • Distinguir os principais modelos teóricos de AP de forma aprofundada e crítica (Objetivo B);
  • Diferenciar métodos para avaliação de qualidades psicométricas de instrumentos de AP (Objetivo C);
  • Refletir acerca da possível utilização de um instrumento de AP tendo em conta as suas qualidades psicométricas, problemática que avalia e público-alvo a que se destina (Objetivo C);
  • Delinear teoricamente um processo de AP tendo em conta diferentes métodos e técnicas (Objetivo D);
  • Refletir criticamente acerca de dilemas éticos que possam surgir no âmbito de um processo de AP (Objetivo E).

Paralelamente, o aluno deverá desenvolver um conjunto de competências transversais que contribuirão para a sua formação na área da Psicologia:

  • Pensamento crítico aplicado a variadas situações e dilemas éticos;
  • Capacidade de trabalho em equipa (e.g., ética, negociação, liderança, gestão de tempo, organização);
  • Comunicação de ideias e utilização de argumentos pertinentes para suporte das mesmas;
  • Adequação do discurso verbal e não verbal, bem como do seu comportamento a situações e contextos de trabalho.

Docentes

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)
Vânia Sousa Lima é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho onde, em Julho de 2009, defendeu publicamente a tese "Vinculação, Representação…
Investigador(a) Doutorado(a) / Researcher
Pedro Miguel Brito da Silva Dias é investigador integrado e diretor do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa…