Vânia Sousa Lima

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)

Bio

Vânia Sousa Lima é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho onde, em Julho de 2009, defendeu publicamente a tese "Vinculação, Representação da Relação Íntima e Interação Diádica em Adultos".

É Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto onde tem desenvolvido investigação sobre relações íntimas, avaliação psicológica e intervenção psicoterapêutica. É terapeuta da Clínica Universitária de Psicologia - CUP, onde atende adultos, casais e famílias.

Vice-Presidente do Psychology International Research Group da Federação Internacional de Universidades Católicas, é também membro do Working Group 4 – Family Life, da Strategic Alliance of Catholic Research Universities (SACRU).

Paper

Assessment of Basic Family Relationships: Portuguese Validation of the “Cuestionario de Evaluación de las Relaciones Familiares Básicas” (CERFB)

Vânia Sousa Lima 2022. Journal of Child and Family Studies
Paper

Prevalence and correlates of picky eating in preschool-aged children: A population-based study

Bárbara Cesar Machado, Pedro Dias & Vânia Sousa Lima (with Machado, B.C.). 2016. Eating Behaviors
Paper

Viabilidade da monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes com recurso a aplicações móveis

Bárbara Cesar Machado, Elisa Veiga, Pedro Dias & Vânia Sousa Lima (with Dias, P.). 2016. Analise Psicologica
Paper

Working Alliance Inventory for Children and Adolescents (WAI-CA)

Vânia Sousa Lima 2016. European Journal of Psychological Assessment
Book Chapter

Interação diádica na psicoterapia de casal

Paper

Validity evidence of the Portuguese version of the Interpersonal Reactivity Index for Couples | Evidências de validade da versão portuguesa do Índice de Reatividade Interpessoal para Casais

Patrícia Oliveira-Silva & Vânia Sousa Lima (with Coutinho, J.). 2015. Avaliacao Psicologica
Other

Manual do Sistema de Avaliação Empiricamente Validado (ASEBA) para o Período Pré-Escolar e Escolar

Bárbara Cesar Machado, Vânia Sousa Lima, Pedro Dias & Alexandra Carneiro (with vânia sousa lima). 2014. Psiquilíbrios Edições
Paper

Mental health awareness intervention in schools

Vânia Sousa Lima 2012. Journal of Early Childhood and Infant Psychology
Paper

Mental health awareness intervention in schools

Elisa Veiga, Filipa Palha, Luísa Campos, Pedro Dias & Vânia Sousa Lima (with Campos, L.). 2012. Journal of Human Growth and Development
Paper

Syndromes of pre-school psychopathology reported by teachers and caregivers in 14 societies using the Caregiver Teacher Report Form (C-TRF)

Vânia Sousa Lima & Pedro Dias (with vânia sousa lima). 2011. Journal of Early Childhood and infant Psychology