As neurociências e a aprendizagem na infância

4 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Analisar as questões práticas e éticas de aplicar as Neurociências no processo de aprendizagem de criança;
  2. Compreender o cérebro infantil e o seu processo de desenvolvimento dos 3 aos 9 anos;
  3. Considerar as diferenças interindividuais do cérebro e o seu impacto no processo de aprendizagem no desenvolvimento saudável e patológico;
  4. Destacar o impacto do ambiente no processo de desenvolvimento cerebral na primeira infância e como as experiências podem alterar a trajetória neurodesenvolvimental;
  5. Compreender o que são e o impacto dos períodos sensíveis do cérebro e da plasticidade cerebral no processo de aprendizagem da primeira infância;
  6. Traduzir como o desenvolvimento afetivo de um cérebro jovem e a qualidade das relações sociais (professor-aluno) na primeira infância tem impacto no processo de aprendizagem;
  7. Discutir as principais teorias sobre como o cérebro aprende.

No final o formando deverá ser capaz de:

  1. Utilizar instrumentos de interpretação de estudos neurocientíficos para uma formação contínua autónoma;
  2. Relacionar as fases do desenvolvimento cerebral infantil com as características individuais da criança enquanto aprende;
  3. Mobilizar de forma sustentada os conceitos apresentados nesta unidade curricular para a promoção de estratégias práticas de ensino e de avaliação que estejam alinhadas com os conhecimentos alcançados pela investigação na área das Neurociências sobre o processo de aprendizagem das crianças e o padrão de funcionamento cerebral.

Docentes

Professor(a) Auxiliar / Patrícia Oliveira-Silva
Patrícia Oliveira-Silva é doutorada em Psicologia Clínica, Professora de Neurociências e diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), um laboratório…