Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia reconduzida para novo triénio

Segunda-feira, Setembro 30, 2024 - 17:35

Raquel Matos foi reconduzida pela Senhora Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) como diretora da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP) para o novo triénio 2024-2027.

No seu discurso, a diretora da FEP-UCP expressou o seu agradecimento à Senhora Reitora pelo voto de confiança, e destacou o privilégio que sente em continuar a liderar a faculdade. “Fazer parte da universidade, como docente, investigador, colaborador ou estudante, é transformá-la; assumir um cargo de direção é ter uma oportunidade que eleva esse potencial transformador,” afirmou.

Raquel Matos também agradeceu à Pró-Reitora Isabel Braga da Cruz e a toda a equipa da Universidade Católica, no Porto, pelo suporte contínuo à FEP.

A docente destacou duas áreas que foram bandeira do mandato anterior (2021-2024): a valorização das carreiras e a promoção do bem-estar da comunidade FEP e o lançamento do Católica Learning Innovation Lab (CLIL), que tem sido motor de inovação pedagógica nos quatro Campi da Universidade Católica. Sobre esta iniciativa, Raquel Matos agradeceu a todas as unidades académicas da UCP, pela participação tão ativa e empenhada, sublinhando que o sucesso do CLIL a todos se deve.

Desígnios para o novo mandato: promoção da saúde mental e o aumento da participação dos estudantes

Para o novo mandato, Raquel Matos delineou duas áreas estratégicas: a promoção da saúde mental, dos estudantes e de toda a comunidade UCP, e o aumento do protagonismo dos alunos em todos os processos da universidade. A diretora da FEP também enfatizou a importância da investigação e os planos para a consolidação do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).

Para finalizar, agradeceu aos estudantes, alumni, docentes, investigadores e colaboradores não docentes pelo apoio e dedicação, e expressou o seu entusiasmo para o novo ciclo. “É um enorme privilégio continuar por mais um ciclo na direção de uma comunidade tão empenhada como a FEP, enquadrada numa instituição de tanto valor como a UCP,” concluiu.

A nova equipa do Conselho de Direção será anunciada em breve, prometendo continuar a promover o potencial da comunidade FEP e a enfrentar os desafios futuros com determinação e inovação.

A cerimónia de tomada de posse ocorreu no âmbito do VI Encontro do Católica Research (CARE) - Promoting Attractive and Responsible Research Careers, realizado na Universidade Católica, em Braga, no dia 28 de setembro. No mesmo dia, tomou posse o novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, o docente e padre, Bruno Nobre.

Fotografia do evento