Fotografia de Alexandra Resende Martinho
Alexandra Resende Martinho, Psicóloga.

Mestre em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias, desde 2009, e Psicoterapeuta Gestalt, desde 2015, exerce desde então a prática profissional. No seu percurso profissional, trabalhou com pessoas com deficiência motora. Dedicou-se durante vários anos ao tratamento de pessoas com Perturbação Obsessivo-Compulsiva numa Associação especializada nesta patologia, onde realizou terapia individual, terapia de grupo, terapia entre famílias e retiros terapêuticos. Além da prática clínica, participou em diversos congressos, tendo sido oradora nas “Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia” e no “Congreso internacional de la Sociedad Española para el estudio de la Ansied y el Estrés”. Tem formação em Língua Gestual Portuguesa e Formação Pedagógica de Formadores. Actualmente, dedica-se à prática privada de Psicologia Clínica e Psicoterapia.

 

Fotografia de Ana Bispo Ramires
Ana Bispo Ramires, Gabinete de Atuação em Psicologia e Performance.

 

Ana Bispo Ramires possui um extenso e experiente percurso profissional dedicado às áreas da Psicologia, Psicologia do Desporto e Psicologia da Performance. Ao longo da sua carreira, interveio em múltiplas áreas e desenvolveu atividades muito distintas que beneficiam reconhecidas organizações nacionais e internacionais, bem como indivíduos de diversos campos profissionais, como atletas e treinadores de alta competição, gestores de topo, artistas de diferentes universos criativos, médicos ou militares. Colaborou com o Comité Olímpico de Portugal na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024. Coordena, atualmente, uma equipa de intervenção multidisciplinar “GAPP”, onde se integram psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e investigadores que dedicam a sua atividade às áreas da Psicologia e Performance. É licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e possui as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto.

 

Fotografia de Carlos Fernandes

Carlos Fernandes, Psicólogo do Desporto e da Performance.

Licenciado e Mestre em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), exerceu funções como psicólogo clínico e do desporto em diversas entidades, das quais se destacam o Sport Lisboa e Benfica, onde também exerceu funções enquanto sub-coordenador de Psicologia do Desporto para o Futebol de Formação, e a Rafa Nadal Academy by Movistar (Espanha), onde foi Diretor de Psicologia. Atualmente encontra-se a exercer prática privada.

 

Prof.ª Catarina Morais

Catarina Morais, Universidade Católica Portuguesa.

Doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Kent (Reino Unido), e Pós-Graduada em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA). Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, desde 2019. Psicóloga do desporto e da performance desde 2016, tem centrando a sua atividade de intervenção no desenvolvimento de competências psicológicas para a promoção do rendimento desportivo com jovens atletas e treinadores de diferentes modalidades.

 

Fotografia de Joana Cerqueira

Joana Cerqueira, Futebol Clube do Porto. 

Mestre em Psicologia do Desporto e licenciada na mesma área e possui o curso de Doutoramento em Ciências do Desporto – Psicologia do Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Psicóloga no Futebol Clube do Porto, entidade na qual exerce também função enquanto formadora na FCPorto Football Sciences Institute.  Exerce também atividade de docência em diferentes cursos, incluindo o curso de Treinadores de Futebol – UEFA A, B e C (Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Aveiro) e o Curso de Especialização Tecnológica para técnicos de Exercício Físico (Manz). Integra a equipa de técnicos especialistas do Centro de Medicina Desportiva do Hospital da Luz da Arrábida.

 

Fotografia de João Lameiras

João Lameiras, Gabinete de Atuação em Psicologia e Performance.

Licenciado em Psicologia pelo ISPA, na área de Social e Organizações, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA, obteve o grau de Doutor em Neurociências pela Universidade das Ilhas Baleares, realizando posteriormente o Pós-Doutoramento em Psicologia do Exercício e Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. Possui a Especialidade de Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada em Psicologia do Desporto (reconhecimento pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 15217). De 2009 a Julho de 2014 desenvolveu a sua atividade profissional como Psicólogo nos escalões de futebol de formação do S.L. Benfica. De Setembro de 2014 a Fevereiro de 2022 assumiu a criação e coordenação do Gabinete de Psicologia e da Performance da Federação Portuguesa de Atletismo. Atualmente desenvolve a sua atividade no setor privado, sendo igualmente subcoordenador do GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia e Performance).

 

Fotografia de Jorge Encantado

Jorge Encantado, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

É professor universitário especialista em Psicologia da Saúde e Ciência Comportamental, e é formador em Psicologia do Exercício e do Desporto. Participou na última década em vários projetos de investigação nacionais e europeus onde adquiriu vasta experiência de investigação em intervenções comportamentais para a promoção da saúde. Colaborou com o Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção Geral de Saúde no desenvolvimento de formação especializada em modelos e técnicas de Aconselhamento Breve para a Promoção da Atividade Física por Profissionais de Saúde. Especializou-se em intervenções digitais para a mudança comportamental, temática nuclear do seu doutoramento na área de especialidade de Psicologia da Saúde.

 

Fotografia de Laura Carvalho

Laura Carvalho, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

É doutoranda na especialidade de Atividade Física e Saúde na Faculdade de Motricidade Humana, onde estuda a associação entre experiências com substâncias psicadélicas e comportamentos de saúde. Possui um mestrado em Psicologia Social e Organizacional, bem como uma pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física. Durante o período de 2014 a 2020, acumulou experiência profissional em diversas áreas, incluindo o papel de psicóloga nos escalões de futebol de formação do Sporting Clube de Portugal, onde desenvolveu intervenções com crianças e jovens nos âmbitos social, escolar e desportivo. No campo da investigação científica, participou em projetos europeus nas áreas da saúde e da psicologia do desporto, bem como em intervenções de saúde pública. Os seus interesses de investigação centram-se nos processos motivacionais e de auto-regulação relacionados com a mudança e manutenção de comportamentos saúde e proambientais, bem como o potencial impacto das experiências transformadoras nesse processo.

 

Fotografia de Liliana Fontes

Liliana Fontes, Universidade do Minho.

Professora Auxiliar Convidada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Leciona ao 1o ciclo de Psicologia (Psicologia da Perceção, Psicologia da Aprendizagem e Cognição Social) e em pós-graduações da Aliança Pós-Graduação (Liderar para o Alto Rendimento, Gestão de Stress para o Alto Rendimento e Comunicação, Conflitos e Negociação para o Alto Rendimento). Obteve o mestrado em Psicologia Experimental e Suas Aplicações e o doutoramento em Engenharia Têxtil pela mesma universidade. Realiza investigação maioritariamente em comunicação e adaptação ao stress, particularmente no contexto desportivo. É membro do grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano. Integra também o projeto Escola Competências de Vida, onde desenvolve atividades de intervenção junto da comunidade, principalmente em ações de formação na área da Psicologia do Desporto. Neste âmbito, integrou a equipa Psi●Performance em trabalho de intervenção na maximização do rendimento em atletas de alta competição.

 

Fotografia de Maria Krahe

Maria Krahe, Psicóloga.

Licenciada em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil) e Mestre em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana – UTL. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com especialização em Psicologia Clínica e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Desde 2003 que exerce funções como Psicóloga do Desporto, centrando sua atividade de intervenção na formação e desenvolvimento de competências psicológicas para a promoção da saúde mental e do rendimento desportivo de atletas e treinadores de diferentes modalidades. Exerce também funções de coordenação e docência dos Cursos de Treinador de Desporto (Grau I, II e III) das modalidades de Vela e Tiro.

 

Fotografia de Marisol Arias

Marisol Arias, Rafa Nadal Academy by Movistar.

Desempenha atualmente a sua atividade profissional como psicóloga do desporto da Rafa Nadal Academy by Movistar. Esteve anteriormente 8 épocas no Real Clube Deportivo A Coruña como responsável do Departamento de Psicologia no futebol de formação. Iniciou também o projeto Depor Genuine. É licenciada em Psicologia desde 2013 e mestre em Psicologia da Atividade Física e do Desporto desde 2015.

 

Fotografia de Nádia Tavares

Nádia Tavares, Vitória Sport Clube.

Psicóloga do Desporto e Performance, trabalha em contextos de alta competição há quase 10 anos, e há 6 anos em contextos de futebol profissional. Iniciou a sua atuação na Federação Portuguesa de Basquetebol, acompanhando o Centro de Alto Rendimento do Jamor, feminino e masculino, como também as seleções nacionais jovens, e atuando na formação de treinadores. Passou pelo Sport Lisboa e Benfica, pelas modalidades, mais tarde na Academia de Futebol do Sporting Clube de Portugal. Passou para o futebol sénior quando passou pelo Casa Pia Atlético Clube, e atualmente é psicóloga do desporto e coordenadora do departamento de psicologia do Vitória Sport Clube. Paralelamente fundou a sua empresa, a DreamAchieve, onde presta serviços de psicologia ligada à performance, tanto no desporto como nas empresas. Dentro ainda da vertente do desporto, tem oportunidade de trabalhar com atletas olímpicos e de ligas de futebol europeias.

 

Fotografia de Sérgio M. Vaz

Sérgio M. Vaz, Sport Lisboa e Benfica.

Desde janeiro de 2011 desempenha funções de psicólogo do desporto no Sport Lisboa e Benfica. Com experiência em diferentes contextos: futebol de formação, modalidades de pavilhão, atletismo/projeto Olímpico. As funções desempenhadas têm como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e otimização das competências psicológicas, pessoais e sociais dos atletas, treinadores e outros profissionais/agentes desportivos por forma a desenvolver e aperfeiçoar estas capacidades visando o bem-estar emocional e o desenvolvimento e otimização do rendimento desportivo.