O Modelo Escolar: as regras básicas da sua gramática e as possibilidades de mudança

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Conhecer o modelo escolar tradicional, ainda em uso na generalidade das escolas, identificando as suas limitações e confrontando-o com modelos escolares alternativos, mais eficazes na promoção de mais aprendizagens para todos.

No final da unidade curricular (UC), os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Problematizar o sentido e a eficácia das estruturas pedagógicas da escola, nomeadamente a estrutura curricular, a organização do processo de ensino, o agrupamento de alunos, o progresso dos alunos, a distribuição de serviço educativo, a organização do tempo escolar, as atividades de gestão escolar e as estruturas de apoio educativo.
  2. Compreender a necessidade da congruência entre as estruturas pedagógicas da escola e a sua articulação com as finalidades da educação escolar.
  3. Delinear mudanças a nível do modelo escolar e da sua gramática como forma de incrementar a qualidade do sistema educativo e melhorar a formação global do aluno.
  4. Identificar, analisar e conhecer modelos e práticas inovadores de promoção do sucesso, a nível nacional e internacional.
  5. Procurar, ensaiar a avaliar modelos escolares que facilitam o processo educativo centrado na aprendizagem e participação dos alunos e em metodologias ativas e de descoberta.

Docentes

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do…