Teorias e modelos de inovação e mudança

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Conhecer o que a literatura científica nos diz sobre os processos de mudança social, em geral, e de inovação e melhoria no âmbito das políticas públicas de educação escolar, analisando as reformas em Portugal e em outros locais do mundo e compreendendo os diversos modelos seguidos.
  2. Ser capaz de compreender os fatores sociais, políticos e organizacionais que envolvem os projetos de inovação e melhoria no campo das políticas de educação (macro, meso, micro e nano).

No final da unidade curricular (UC), os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Evidenciar o conhecimento acerca das características principais das mudanças sociais, nas dimensões espaciais e temporais, e dos principais elementos de alteração das configurações sociais;
  2. Conhecer os principais modelos seguidos pelas reformas e mudanças educacionais até hoje, compreendendo o que as torna bem e mal sucedidas e saber definir os pressupostos de um projeto de mudança e melhoria coerente, participado e sustentável, nos seus vários planos de desenvolvimento (nível macro, meso, micro e nano), com base nos resultados da investigação realizada sobre a mudança e inovação em educação.

Docentes

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)
Cristina Maria Gomes da Costa Palmeirão é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Doutorou-se pela Faculdade de…