Estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia selecionadas para a “Transform4Europe Summer School 2025” na Estónia

Segunda-feira, Setembro 8, 2025 - 10:39

Com o apoio da Faculdade de Educação e Psicologia, duas estudantes rumaram à Estónia para participar numa iniciativa internacional sobre criatividade circular.

As estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), Mariana Teixeirinha Gomes e Giovana Pires Fonseca, foram selecionadas para participar na “Transform4Europe Summer School 2025”, em Taline, na Estónia. A iniciativa internacional, dedicada ao tema “Creative Circularity”, decorreu entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, e reuniu jovens de diversas nacionalidades e áreas disciplinares para refletirem sobre soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios globais atuais.

Para Mariana Teixeirinha Gomes, a frequentar atualmente o 3.º ano da licenciatura em Psicologia, a participação nesta Summer School representou “uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos sobre práticas sustentáveis e inovadoras numa perspetiva internacional e interdisciplinar”. A aluna esteve envolvida no workshop “Recrafted: A Workshop for Shoe & Bag Upcycling”, uma experiência prática que combinou criatividade e sustentabilidade através da transformação de acessórios usados em peças com novo valor estético e funcional.

Giovana Pires Fonseca, igualmente estudante do 3.º ano da licenciatura em Psicologia, integrou o “Green Transformer Student Challenge”, um desafio colaborativo que reuniu estudantes de várias áreas para desenvolverem projetos sustentáveis com impacto real. Apesar de o tema ser novo para mim, encarei esta experiência como um desafio que me permitiu expandir horizontes, arriscar e aprender de forma criativa”, partilhou.

 

A importância da “criatividade circular”

Ambas as estudantes destacaram a importância do conceito de “criatividade circular”, que é também um exercício psicológico. Ao conjugar inovação e responsabilidade ambiental, estimula competências como a flexibilidade cognitiva, a resolução de problemas e a empatia intergeracional e intercultural. Para além do enriquecimento académico, Mariana e Giovana sublinharam o orgulho e a responsabilidade de representar a Faculdade de Educação e Psicologia, a Universidade Católica Portuguesa e a aliança Transform4Europe num palco internacional, reforçando valores de colaboração, sustentabilidade e inovação.

“O incentivo à participação em programas internacionais faz parte da estratégia da Faculdade de Educação e Psicologia”, como refere Patrícia Oliveira-Silva, docente e Vice-Diretora para o Posicionamento Global da FEP-UCP, que acompanhou as estudantes no processo de candidatura e preparação.

Estas oportunidades não acontecem por acaso. Elas são fruto de uma aposta clara da Faculdade em estar ao lado dos nossos estudantes, apoiá-los e incentivá-los a concorrer a experiências internacionais. A internacionalização do Ensino Superior só faz sentido se for vivida pelos estudantes como protagonistas e o nosso papel é dar o primeiro impulso: preparar, incentivar, procurar caminhos e abrir portas. Cada experiência internacional pode transformar um percurso académico, mas pode também transformar, sobretudo, a pessoa que o vive”,afirma.

A participação nesta Summer School demonstra também o verdadeiro significado de integrar uma aliança europeia, como a Transform4Europe (T4EU). “Fazemos parte de uma rede de parceiros que partilham valores e que transformam oportunidades em experiências concretas, permitindo que os nossos estudantes cresçam como cidadãos globais”, remata Patrícia Oliveira-Silva.

 

“Participar num programa internacional é uma experiência transformadora”

Já em Portugal, Mariana e Giovana trazem não apenas novas competências e contactos internacionais, mas também a vontade de aplicar e multiplicar o conhecimento adquirido, inspirando outros colegas a abraçar experiências internacionais.

Como ambas aconselham: Candidatem-se sem hesitar. Participar num programa internacional é uma experiência transformadora — não só pelas aprendizagens académicas, mas também pelas ligações humanas, pela vivência intercultural e pela oportunidade de crescer fora da zona de conforto.”

Fotografias - Estudantes da FEP selecionadas para a “Transform4Europe Summer School 2025” na Estónia

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