Pós-Graduação em Neuropsicologia

Assenta nas investigações mais recentes na área das Neurociências
Regime pós-laboral

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt | admissions@porto.ucp.pt

Tel.: (+351) 939 450 000 / (+351) 939 450 012

Mais Informações

Horário: sábados, entre as 9h00 e as 18h00.

Duração do programa: 280 horas presenciais e 850 horas de estudo individual

ECTS's: 45

Apresentação


O crescimento da Neuropsicologia nas últimas décadas tem sido notável, beneficiando de grandes avanços tecnológicos e da investigação científica.

O conhecimento nesta área tornou-se fundamental no exercício da Psicologia e representa uma mais-valia para equipas multidisciplinares que vão além da tradicional abordagem da Psicologia Clínica.

Esta Pós-graduação assenta num amplo conhecimento científico na área da Neuropsicologia e permite desenvolver competências académicas e clínicas, através de um conjunto específico de ferramentas que permitem aos psicólogos avaliar, intervir e investigar alterações cognitivas e neurodesenvolvimentais.

É dado um enfoque especial ao atendimento ao paciente, ao diagnóstico, ao tratamento e à gestão de casos clínicos em neuropsicologia, o que contribuirá para uma sólida preparação para a prática numa ampla gama de posições clínicas.

A Pós-graduação em Neuropsicologia:

  • Assenta nas investigações mais recentes na área das Neurociências.
     
  • Oferece uma preparação prática sólida permitindo aos participantes tirarem partido de vários recursos e técnicas.
     
  • Aprofunda o conhecimento sobre as várias funções cognitivas e respetiva avaliação.
     
  • Foca as necessidades de diferentes contextos de atuação do neuropsicólogo.
     
  • Aprofunda o desenho e implementação de planos de avaliação e/ou quadros de referência para programas e projetos de investigação.
     
  • Parte de uma avaliação de necessidades inicial e, ao longo do curso, vai ajustando o programa aos interesses e objetivos dos formandos.
     
  • Funciona em regime pós-laboral.

Área Científica: Psicologia

Destinatários: Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Neuropsicologia:

  1. Titulares do grau de mestrado em psicologia (de acordo com os princípios de bolonha) ou titulares do grau de licenciado em psicologia (de acordo com os princípios pré-bolonha)
     
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de mestrado em psicologia pelo Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia
     
  3. Detentores de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização da Pós-graduação pelo Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt | admissions@porto.ucp.pt

Tel.: (+351) 939 450 000 / (+351) 939 450 012