As experiências de voluntariado nacional são extremamente valorizadas na FEP-UCP, enquanto enriquecimento da formação académica dos nossos estudantes e compromisso social com a comunidade.

São inúmeras as oportunidades de voluntariado oferecidas através da CASO – Católica Solidária. Consulte mais informações aqui.

Também apoiado pela CASO – Católica Solidária, mas especialmente destinado aos nossos estudantes de licenciatura, oferecemos um programa inovador de voluntariado, o Serviço Comunitário.

O Serviço Comunitário é um programa facultativo da licenciatura em Psicologia que permite aos estudantes desenvolverem um trabalho de voluntariado em instituições da comunidade, integrando, ao mesmo tempo, um programa de formação e acompanhamento dinamizado por uma equipa de docentes.

As atividades de Serviço Comunitário poderão ser desempenhadas em diversas instituições, nomeadamente de solidariedade social, tais como casas de acolhimento, lares de idosos, projetos de intervenção comunitária, instituições de saúde, apoio a pessoas sem abrigo, entre outras.

O Serviço Comunitário pode ser desenvolvido ao longo do ano letivo num regime de compromisso a definir com a instituição acolhedora, ou intensivamente durante as férias durante um período de tempo que permita cumprir o número de horas definido.

Podem inscrever-se neste programa todos os estudantes que frequentem a licenciatura em Psicologia da FEP-UCP e desejem acrescentar à sua formação académica uma experiência de crescimento pessoal e de entrega ao outro, num espírito de compromisso e gratuidade. A inscrição não tem de ocorrer obrigatoriamente no 1.º ano, mas no início de qualquer ano de frequência da licenciatura.