Católica Porto Teen Academy: “3…2…1 Psicologia em Ação” dá a conhecer o papel do psicólogo a alunos do secundário

Sexta-feira, Julho 12, 2024 - 11:31

Qual o papel do psicólogo na atualidade? E quais as suas principais áreas de atuação? Foi para conhecer a resposta a estas questões que mais de 20 estudantes do ensino secundário rumaram à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), para participar no programa de verão “3…2…1 Psicologia em Ação”, desenvolvido no âmbito da Católica Porto Teen Academy.

De 2 a 5 de julho de 2024, 24 estudantes, do ensino secundário, participaram num programa repleto de atividades que lhes permitiu explorar as diversas áreas de intervenção dos Psicólogos.

Sempre acompanhados por docentes e estudantes de Psicologia, que fazem parte da Associação de Estudantes da FEP-UCP, os jovens visitaram o campus do Centro Regional do Porto, a Clínica Universitária de Psicologia, salas de aula e muitos outros locais.

Ao longo do curso de verão, exploraram temas como a “A Prática Clínica na Psicologia” e “Psicologia e Emoções”, conheceram o projeto de intervenção comunitária “Heroic Imagination Project”, participaram numa aula de aula surf therapy, enquadrada no projeto “Waves in you: Surf Therapy com Crianças Migrantes e Refugiadas”, e realizaram ainda uma atividade sobre desenvolvimento de competências socioemocionais em Psicologia. Houve também espaço para a participação num jogo que demonstra como a Psicologia está ao serviço da Performance no Desporto.

Conhecer o trabalho do psicólogo numa grande variedade de contextos

Alexandra Carneiro, coordenadora da licenciatura em Psicologia e da Teen Academy na FEP-UCP, refere que “é sempre com muito entusiasmo que acolhemos os estudantes do ensino secundário neste programa de verão. As atividades que planeámos tiveram como objetivo dar a conhecer a grande variedade de contextos em que um Psicólogo pode trabalhar. Acima de tudo, esperamos ter contribuído para apoiar os estudantes nas suas futuras escolhas profissionais”.

A Católica Porto Teen Academy é uma iniciativa de contacto com o ensino superior e pretende dar aos jovens a oportunidade de conhecer de perto o ambiente académico e o mundo das profissões, contribuindo com conhecimento e informação para uma decisão informada tão importante, como é a escolha do curso superior, da faculdade e da universidade.

Fotografias - Católica Porto Teen Academy: “3…2…1 Psicologia em Ação”

#01

#02