SAME - Topo

Photography of Cristina Palmeirão

CRISTINA MARIA GOMES DA COSTA PALMEIRÃO

Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)

Cristina Palmeirão é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Doutorou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
No presente coordena o Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – SAME. É ainda Consultora Científica na área da Educação.
É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais, participando como oradora e formadora em seminários, congressos, conferências, ações de formação e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa


Photografy of Alexandra Pereira Carneiro

ALEXANDRA PEREIRA CARNEIRO

Consultora SAME

Doutora em Ciências da Educação e Mestre em  Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da UP. Consultora SAME desde 2009, participa em projetos de formação de professores na área da supervisão e da avaliação.


Photography of António Oliveira

ANTÓNIO OLIVEIRA

Docente

António Manuel Branco Oliveira, Pós-Doutorado em Desenvolvimento Humano Integral na Católica Doctoral School (CADOS), UCP; Doutor em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Educação e Psicologia, UCP; Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia, UCP.
Professor de EMRC no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, sendo ainda Assessor do Diretor, Coordenador TEIP e Coordenador de Departamento.
Membro Colaborador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e Consultor Externo do SAME na Faculdade de Educação e Psicologia, UCP.
Professor Auxiliar Convidado no Mestrado em Ciências Religiosas (EaD) da Faculdade de Teologia, UCP.


Photography of Diana Mesquita

DIANA MESQUITA

Docente

Diana Mesquita é Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da mesma universidade. Integra a atual equipa de direção do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa. 

Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Profissional e Organizacional, Aprendizagem Colaborativa Docente, Comunidades de Aprendizagem Profissional, Formação de Professores, Inovação Pedagógica e Curricular, Aprendizagem Ativa, Ensino Superior e Educação em Engenharia, Ciência e Tecnologia.

É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE). É, ainda, revisora científica em diversas revistas de referência, tais como European Journal of Teacher Education (Routledge) e Journal of Engineering Education (Wiley).
Photography of Fátima Braga

FÁTIMA BRAGA

Consultora SAME

FÁTIMA BRAGA é doutora em Educação – Desenvolvimento Curricular. É professora do Ensino Básico e Secundário, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia e consultora do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas, da Universidade Católica do Porto, e da Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, da Fundação Manuel Leão. Integra o Conselho Assessor da Revista Portuguesa de Investigação Educacional. É membro da Equipa Central do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica da DGE.


FERNANDO ALEXANDRE

Consultor SAME

Fernando Manuel da Silva Alexandre é Doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária, pela Universidade Aberta, Mestre em Ciências da Educação, especialidade de Educação e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente desempenha as funções de Técnico Superior da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação (EPIF) da Direção-Geral da Administração Escolar. Como professor auxiliar convidado desempenha funções docentes na Universidade Aberta. É Investigador no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta (CEMRI), perito externo de acompanhamento do Programa TEIP, pela Universidade Católica Portuguesa. É membro consultivo da Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional. Tem participado em equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais, financiados pela FCT e por programas europeus. Os seus interesses de investigação têm-se centrado sobretudo no estudo dos processos de construção do conhecimento dos professores e de desenvolvimento da sua identidade profissional. Para além destes tem desenvolvido trabalho ao nível da análise dos modelos de formação de professores, principalmente no que concerne à aplicação de práticas reflexivas na formação inicial.


Photography of Filipe Couto

FILIPE COUTO

Consultor SAME

Filipe José Alves do Couto é doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa e atualmente realiza, na mesma facultade, projeto de pós-doutoramento com o tema “Desenvolvimento territorial e políticas educativas: qualificação sociopedagógica dos atores”.
Desde 2004 integrou diversos projetos na área da educação e da formação de professores em países em desenvolvimento, em particular na Guiné-Bissau, em Moçambique, em Timor-Leste e na Zâmbia.


Photografy of Francisco Freire Soares

FRANCISCO SOARES

Consultor SAME

Francisco Freire Soares é licenciado em Música pela Escola Superior das Artes do Espetáculo, mestre em Ensino da Música pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e encontra-se a concluir o Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

É, desde 2017, colaborador do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) e tem desenvolvido vários projetos na área da Educação e Formação de Professores.


Generosa Pinheiro

Generosa Pinheiro

Consultora SAME

Generosa Pinto Silva Vilela Pinheiro, Doutora e Mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Professora de Português do 3º ciclo e do Ensino Secundário, tendo desempenhado, ao longo dos anos, diversos cargos de liderança intermédia, assessoria da Direção e coordenação de diversos projetos.
Tem vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e é consultora da Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, da Fundação Manuel Leão.


Photography of Isabel Baptista

ISABEL BAPTISTA

Docente

Isabel Baptista é Professora Associada (FEP / UCP) e Doutora em Filosofia (FLUP) e Mestre em Filosofia da Educação (FLUP). É Presidente do Conselho Pedagógico - FEP / UCP; Coordenadora dos Programas de Mestrado em Ciências da Educação - FEP / UCP; Presidente do Conselho de Acompanhamento da Carta de Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e Diretora da Revista “A Página da Educação, Profedições”. Em março de 2019 foi nomeada, por Despacho Reitoral, Provedora de Ética do Centro Regional do Porto da UCP para o triénio 2019/2022.


Photography of Jorge Nascimento

JORGE NASCIMENTO

Consultor SAME

Jorge do Nascimento Pereira da Silva é Mestre em Educação pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, onde prepara Doutoramento na mesma área. Tem exercido funções de Consultor SAME desde a sua criação. Integra projetos na área da educação e formação de professores de âmbito nacional. Enquanto colaborador da UCP - Porto tem participado regularmente na AEE com a IGEC.


JOSÉ ALMEIDA

Consultor SAME


Photography of José Matias Alves

JOSÉ MATIAS ALVES

Docente

José Joaquim Ferreira Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Possui 149 livros publicados ou organizados e 85 capítulos de livros publicados. 47 artigos científicos publicados em revistas da especialidade, 37 textos publicados em jornais ou revistas, 4 participações editoriais em revistas. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação_FCT [2016-18; 2019_22]. Director Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia (2011-2021). Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2017...). Membro da Comissão Científica do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2018), Membro da Comissão Organizadora do XV Congresso da Sociedade Portuguesa da Ciências da Educação (2020) - Orientador de 68 Dissertações de Mestrado, 14 Teses de Doutoramento e 2 Pós_Doutoramento na área das Ciências da Educação; Membro do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (2008) - Presidente da Assembleia Municipal de Gondomar (2009-2013) - Director-Geral do Ensino Secundário (1994-1996).


Photography of José Reis Lagarto

JOSÉ REIS LAGARTO

Docente

José Reis Lagarto, doutor em Ciências da Educação-Sistemas de Formação e Educação a Distância. Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e membro do conselho científico da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica de Portugal (UCP). Coordenador da área científica de Ciências Psicopedagógicas da FCH. Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em TIC e Educação, desenvolvidas em ensino a distância desde 2003. Professor responsável pelas UC de Educação a Distância e eLearning, Multimédia e Comunicação, Seminário de Projeto em TIC e Educação, Metodologia da Investigação em Educação. Autor de vários livros e artigos relacionados com as questões de formação profissional e ensino a distância, as TIC e educação, o uso de tecnologias para o ensino de alunos surdos e e-learning e inovação na sala de aula. Desenvolve atividades de investigação na área da conceção do projeto de e-learning e influência das políticas de TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Supervisor do trabalho de investigação conducente à realização de teses de mestrado e doutorado.
No âmbito do SAME, na zona Sul do país, é responsável, pela coordenação operacional das Escolas TEIP e Consultor Ciência em várias escolas.


Lídia Serra

Lídia Serra

Consultora SAME

Lídia Serra é licenciada em Biologia no Ramo de Formação Educacional e em Biologia no Ramo de Formação Científico-Tecnológico pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Ciências do Mar – Recursos Marinhos pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Doutora em Ciências da Educação, na áreas da Gestão e Administração Escolar pela Universidade Católica Portuguesa. Professora do ensino básico e secundário desde 1992, tendo assumido diversas funções de coordenação, supervisão e dinamização de projetos. Formadora do Centro de Formação Maia-Trofa e autora de vários Manuais Escolares da Porto Editora e é consultora da Rede RIMED da Fundação Manuel Leão. Tem vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.


Luisa-Orvalho

LUISA ORVALHO

Consultora SAME

Professora Coordenadora do ISTEC Porto
Investigadora do CEDH da UCP - Católica Porto e CITECA- ISTEC Porto
Formadora acreditada pelo CPCFC, Reg. Acr. CCPFC/RFO-02405/97
Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – FEP- Católica Porto

Linhas de Investigação e Áreas de Interesse Científico e Tecnológico atuais

  • Inovação Pedagógica no Ensino Superior
  • Pensamento Crítico e Criativo
  • Avaliação formativa por e-portefólios reflexivos
  • Novos Ambientes de Ensino, Aprendizagem e Avaliação ligados a ferramentas da Inteligência Artificial
  • Ensino e Formação Profissional

Percurso Académico:
Pós-Doutorada, em Ciências da Educação, pela Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, em 24 de janeiro de 2018.
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, em 2 de junho de 2011.
Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Informática no Ensino, pela Universidade do Minho, Instituto de Educação, em 31 de janeiro de 1991.
Licenciada em Química Ramo Educacional pela Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, em 30 de junho de 1977.
Licenciada em Engenharia Química, pela Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, em 7 de junho de 1973.
Curso de Especialização em Ciências Pedagógicas, pela Universidade do Porto, Faculdade de Letras, em 1973.


Photography of Marisa Carvalho

MARIA SIMÕES CARVALHO

Docente

Marisa Simões Carvalho é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (1999), Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (2007) e Doutorada em Psicologia Vocacional pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (2013). Encontra-se a realizar doutoramento em Ciências de Educação Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
É Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Integra projetos na área da educação de âmbito nacional e internacional (e.g. Inclusive Early Childhood Education - European Agency for Special Needs and Inclusive Education).


Miguel Borges-SAME

MIGUEL BORGES

Consultor SAME

Licenciado em Ensino, pela Escola Superior de Educação de Bragança, Especializado em Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino, pela Universidade Portucalense, Mestre em Educação e Doutor em Estudos da Criança, na Especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, ambos pela Universidade do Minho.
Exerceu funções de Direção no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Maia.
Exerceu funções na Fundação Aga Khan Portugal, colaborando com a Direção-Geral de Educação, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Rede de Bibliotecas Escolares. Foi formador residente do Programa Nacional de Ensino do Português (2006-2010) e coordenou o Título de Impacto Social/Programa Integrado de Promoção da Literacia (2018-2021).
É formador de docentes do Centro de Formação da APEI, do CFAE Maia-Trofa e do CFAE Barcelos-Esposende.
Exerceu funções de docente no ensino superior, na formação inicial de professores. Foi consultor especialista no Município de Barcelos. É consultor internacional especialista no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), do Ministério da Educação e Ciência do Brasil e na Associação Bem Comum, do Brasil.
É escritor de literatura para a infância e autor de manuais escolares e paraescolares.
É investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – Universidade do Minho.
Atualmente, exerce funções de coordenação científica e pedagógica do Programa SPARKLE, implementado e desenvolvido pela Associação de Profissionais de Educação de Infância, em 4 Agrupamentos de Escolas (Coruche, Frazão, Alvide e Pardilhó), financiado pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
É Consultor do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, Porto. É palestrante e conferencista em várias temáticas ligadas à educação, nomeadamente: relação escola-família; literacia; aprendizagem da leitura e da escrita e desenvolvimento da carreira docente.


Photography of Rodrigo Queiroz e Melo

RODRIGO QUEIRÓZ E MELO

Docente

Rodrigo Queiroz e Melo, licenciado em Direito e Doutor em Ciências da Educação. É Diretor Executivo da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooeprativo), Presidente do Conselho Geral do IAVE, I.P. e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação. É ainda Vice-Presidente do CEPCEP (Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, UCP). Tem mais de 15 anos de experiência na formação contínua de líderes escolares, coordena projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais e é autor de diversas obras sobre liberdade de educação, regulação de sistemas educativos e gestão de escolas.


Photografy of Sónia Silva da Costa

SÓNIA SILVA DA COSTA

Consultora SAME

Sónia Silva da Costa, 49 anos. Nascida em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira e residente no Seixal.
Doutoranda em Avaliação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (em fase de tese e com pré-projeto aprovado em 2021 na área de autoavaliação de escolas).
Especialização pós graduada em Neurociências e Neuroplasticidade cerebral pela Universidade de Shiraz, Israel, 2022.
Especialização em Neuropsicologia pela Cognos em 2022.
Mestre em Administração Escolar, com dissertação apresentada em 2019 na área de autoavaliação de escolas pela Universidade Católica Portuguesa.
Especialização pós graduada em Educação Especial, domínio cognitivo-motor, com estudo apresentado na área da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, percepção docente e proposta de plano de formação, em 2019, pelo ISCIA.
Formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas da Avaliação, Autoavaliação de escolas, Administração Escolar, Educação Especial, Gestão de Projetos Educativos, com mais de 2000 horas de formação lecionada a professores, entre 2018 e 2023, em diferentes Centros de Formação de Associação de Escolas e em particular no CFAE Seixal onde é atualmente Assessora para a Autonomia e Flexibilidade Curricular, em mobilidade estatutária.
Formadora da DGE no projeto MAIA e no Projeto de Educação Inclusiva.

Consultora TEIP no SAME, desde 2020 até à data. (AE Professor Agostinho da Silva - Casal de Cambra, AE Monte da Caparica - Almada, AE Nun´Álvares, Seixal e AE Santo António - Barreiro)


Tânia Nunes

TÂNIA NUNES

Consultora SAME

Cédula Profissional: 9931
Psicóloga no Agrupamento de Escolas de Cristelo.
Investigadora no Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Aprendizagem da Universidade do Minho.
Psicóloga Escolar e Educacional, com mestrado em Psicologia Escolar e Educacional e Doutoramento em Psicologia Aplicada à área escolar e educacional, ambas as formações realizadas na Universidade do Minho.
Autora e coautora de várias publicações nacionais e internacionais na área da promoção do sucesso escolar em revistas científicas.
Preletora em congressos e seminários e formadora na área da aprendizagem, psicologia e sucesso escolar.
Tem várias formações avançadas na área da consulta psicológica educacional, em áreas como a dislexia, perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sobredotação, orientação vocacional, autorregulação da aprendizagem, educação inclusiva e mindfulness.
Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e com especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Destaca a Autorregulação da Aprendizagem, a Educação Inclusiva, as Mentorias e Tutorias, o Envolvimento Escolar e o Bem-Estar Socioemocional como os seus principais temas de interesse.