Revista Portuguesa de Investigação Educacional | Coleção Estudos de Educação | FEP – E-books | Cadernos DESAFIOS | Eduletters
Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Revista científica da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação.
p-ISSN: 1645-4006 | e-ISSN: 2182-4614
Consulte as edições aqui.
Coleção Estudos de Educação
A coleção Educação reúne um alargado conjunto de títulos que refletem, no plano teórico e empírico, sobre as finalidades e funções da educação, no plano das orientações políticas e no plano da ação concreta das escolas.
Prossegue o propósito maior de disseminar um conhecimento sensível sobre as múltiplas realidades que procuram fazer da educação uma promessa de realização humana e social. Para isso, reúne autores com diversos perfis (académicos, técnicos da educação e professores) que constroem uma visão plural das várias facetas do mundo educativo.
É uma coleção que convoca referenciais teóricos para ler a realidade, mas sobretudo quer valorizar as experiências de inovação e renovação nos terrenos da ação. Está, por isso, próxima das realidades onde a educação tem a possibilidade de se cumprir na sua pluralidade, diversidade e inclusão.
Consulte as edições aqui.
SAME – E-books
“A coleção SAME - E-books “, nas palavras do seu Diretor, José Matias Alves, nasce de desafios que se lançam a professores que trabalham em diferentes contextos de ação profissional, de temas e problemas que se colocam à ação de fazer crescer as "pessoas que moram nos alunos", de trajetórias profissionais singulares.
Esta génese procura confirmar a tese de que os professores (e os alunos) podem ser autores do seu destino e assim conquistam o papel de autoridade pública. Assim, a coleção contempla um conjunto de títulos que promovem, exploram, estimulam e destacam a reflexão crítica e a discussão sobre práticas de ensino e de aprendizagem, abordando e integrando dimensões e abordagens de reflexão-para-a-ação da educação contemporânea, projetando horizontes de estímulo e esperança.
Cadernos DESAFIOS
Os Cadernos Desafios são uma presença regular de reflexão sobre práticas geradas no âmbito da ação do SAME, revelando duas dimensões essenciais: relatos de boas práticas desenvolvidas nas escolas e protagonizadas por professores e / ou exercícios de formação e investigação sobre e na ação, tendo também, na generalidade dos casos, os professores como autores.
Deste modo, os Cadernos são uma afirmação da autoria e da autoridade dos professores, signos e sinais de uma agência de transformação de práticas organizacionais e pedagógicas e abertura de horizontes que mostram que outra educação e outra profissionalidade são possíveis.
Eduletters
As Eduletters seguem a inspiração das Academia Letters e constituem-se como sinopses breves de projetos e/ou resultados de investigação em curso na Faculdade de Educação e Psicologia decorrentes das suas várias ofertas formativas: mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-graduações e formações avançadas em ciências da educação.
São uma espécie de work in progress de projetos mais amplos ou então sumários executivos de investigações já realizadas e que servem o propósito de difusão do conhecimento produzido.
Esta é mais uma forma de criar uma comunidade científica aberta, participada e empenhada em divulgar, de forma acessível e muito breve, o conhecimento que vamos produzindo.
2024
- Eduletter 26, dezembro 2024, Generosa Pinheiro - Uma viagem pela Ciência e pela Educação: Desocultando metamorfoses emergentes despoletadas pelas Equipas Educativas.
- Eduletters 25, outubro 2024, Ana Beatriz Ferreira Alves - Inovar para (trans)formar o caminho da educação.
- Eduletters 24, setembro 2024, Ana Cristina Soares Duarte - Mudar os Cursos Profissionais.
- Eduletters 23, maio, 2024, Sandra Regina Alves Siqueira - A Metamorfose na Educação é Possível.
- Eduletters 22, maio 2024, José Lagarto - Era uma vez…De antes, durante e depois de abril, num percurso escolar e profissional com o ensino técnico profissional no contexto.
- Eduletters 21, abril 2024, Lídia Serra - O que pode transformar as práticas de Ensino Aprendizagem?