Livro sobre inovação educativa reúne textos dos estudantes da Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa

Tuesday, October 11, 2022 - 17:15

“Ensaios e práticas de inovação educativa”, editado pela Universidade Católica Editora, reúne um conjunto de textos sobre práticas de inovação em diferentes contextos educativos de alunos da Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, onde foram desafiados a conceber, realizar, monitorizar e avaliar projetos de inovação ou fazer análise crítica e reflexiva sobre projetos de inovação já existentes. O livro é, assim, uma memória de um percurso pedagógico realizado ao longo do ano letivo de 2021-2022.

O projeto é da autoria de José Matias Alves e Ilídia Cabral, docentes e investigadores da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, e pretende tornar claro que a inovação é possível em múltiplas dimensões: no modo de desenhar e praticar o currículo, de organizar o trabalho docente e discente, de avaliar as aprendizagens dos alunos.

As narrativas analisam projetos de inovação e relatam práticas que instituem novos horizontes de possibilidades de garantir o sucesso educativo a todos os alunos. A aprendizagem baseada em projetos, as práticas de colaboração profissional como fonte de aprendizagem, a análise das práticas educativas geradas no contexto do escutismo e a sua transferibilidade para o contexto educativo formal e a análise de um projeto educativo disruptivo são alguns dos exemplos relatados.

“As escolas ou inovam ou morrem. Por isso, a inovação é tão necessária e pertinente, uma condição de sobrevivência das instituições educativas”, afirma José Matias Alves. O docente reforça a relevância da publicação, dado tratar-se de uma “oportunidade de partilha e aprendizagem que pode desenvolver comunidades educativas.”

A FEP é um laboratório de inovação pedagógica em termos de estratégias de ensino, de avaliação pedagógica, de ensino a distância, de formação de professores em Portugal, Angola e Moçambique. São, como é exemplo este novo livro editado, muitos os contributos relevantes para a renovação da educação e formação.