Docente escreve capítulo em livro internacional sobre “A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva”

Monday, July 19, 2021 - 11:15

Marisa Carvalho, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, publica capítulo em livro internacional com o título "A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva".

Docente escreve capítulo em livro internacional sobre “A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva”
Publicado no 7.º volume da New Trends in Qualitative Research, apresenta um estudo exploratório sobre o modo como a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria  acerca  das  experiências  de  inclusão  em  múltiplos  contextos,  potenciando  o  caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Por isso, apesar de exploratório, trata-se de um trabalho relevante no campo de estudo da Educação.