Lideranças e Organizações Educativas

5 ECTS / Anual / Portuguese

Os objetivos da unidade curricular são:

  • Identificar e compreender as especificidades das organizações educativas
  • Analisar os diferentes conceitos e tipologias de liderança
  • Avaliar as lideranças mais eficazes, considerando os diferentes contextos organizacionais
  • Relacionar o efeito das lideranças e o bem-estar organizacional e profissional
  • Problematizar a relação entre as lideranças e a qualidade dos processos e resultados educativos

No final da unidade curricular (UC), os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Problematizar o sentido e a eficácia das estruturas pedagógicas da escola, nomeadamente a estrutura curricular, a organização do processo de ensino, o agrupamento de alunos, o progresso dos alunos, a distribuição de serviço educativo, a organização do tempo escolar, as atividades de gestão escolar e as estruturas de apoio educativo.
  2. Compreender a necessidade da congruência entre as estruturas pedagógicas da escola e a sua articulação com as finalidades da educação escolar.
  3. Delinear mudanças a nível do modelo escolar e da sua gramática como forma de incrementar a qualidade do sistema educativo e melhorar a formação global do aluno.
  4. Identificar, analisar e conhecer modelos e práticas inovadores de promoção do sucesso, a nível nacional e internacional.
  5. Procurar, ensaiar a avaliar modelos escolares que facilitam o processo educativo centrado na aprendizagem e participação dos alunos e em metodologias ativas e de descoberta.

Faculty

Associate Professor / Researcher
José Joaquim Ferreira Matias Alves is an Associate Professor at the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University. He has…