Docentes da FEP dinamizam formações nas VII Edição Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica

Tuesday, October 11, 2022 - 17:13

Docentes da Faculdade de Educação de Psicologia (FEP) dinamizam formações nas Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica, que se realizaram no mês de setembro de 2022, em formato online. Foram apresentadas três formações pedagógicas para Docentes:

  • Aprendizagem baseada em problemas. Uma experiência no Ensino Superior
    Marisa Carvalho e Rosário Serrão Cunha

Nesta formação pretende-se apresentar uma experiência de aplicação da aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior, em concreto num curso de Psicologia, bem como estimular os participantes a refletirem acerca das potencialidades desta prática na sua experiência de lecionação, e como a podem operacionalizar.

  • Avaliação para as aprendizagens: o feedback (e o peer feedback) como estratégias de desenvolvimento
    Diana Mesquita, Ilídia Cabral, José Matias Alves

Esta sessão visou:
a) facultar aos participantes um referencial para a ação que faça da avaliação pedagógica um dispositivo de promoção de aprendizagens e que se possa articular com a avaliação das aprendizagens (as classificações);  
b) aplicar métodos e técnicas de operacionalização do feedback (e peer feedback);
c) proporcionar dinâmicas de ação pedagógica promotoras de pesquisa e autorregulação das aprendizagens.

  • Intencionalizando os learning outcomes: da teoria à prática
    Diana Soares e Diana Mesquita

Esta formação pretendeu enquadrar os resultados de aprendizagem enquanto “ferramenta” essencial ao design curricular, bem como discutir estratégias e orientações para a formulação de LO mais objetivos, claros e mensuráveis.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica contam com a colaboração de 17 instituições de ensino universitário e politécnico, possibilitam a colaboração e partilha de recursos com vista à formação pedagógica dos docentes e a constituição de parcerias entre Instituições de Ensino Superior. A FEP tem apostado numa presença e participação cada vez mais significativa neste evento, trazendo a debate as práticas pedagógicas diferenciadoras e criativas.