Estudantes de Psicologia desenvolvem podcasts sobre Psicologia das Organizações e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Monday, June 6, 2022 - 12:28

O desenvolvimento de um podcast, tendo por base a Psicologia das Organizações e Desenvolvimento de Recursos Humanos, foi o desafio final da unidade curricular opcional “Desafios Contemporâneos do Trabalho e das Relações Laborais” do 3º ano da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto.

Os desafios do teletrabalho e da “uberização” do trabalho foram os temas desenvolvidos nos trabalhos finais desta disciplina que proporciona o contacto dos alunos com profissionais e investigadores, bem como com os mais recentes trabalhos académicos produzidos a nível nacional e internacional.

Filipa Sobral, docente da unidade curricular, explica que o objetivo é que “os estudantes apreendam o contributo da Psicologia na promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos trabalhadores em contexto laboral, face aos constantes desafios com que as organizações, e consequentemente, as relações laborais se deparam.” Abraçando a inovação e a experimentação de novas práticas pedagógicas, as aulas desta disciplina são, nas palavras de uma estudante, “reuniões de trabalho”.  

Pelo caminho das aulas, os estudantes assistem a palestras e vídeos de convidados que partilham com eles as suas experiências e desenvolvem capacidades de prática autónoma de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos por forma a compreenderem em maior detalhe os contornos de determinadas temáticas/ fenómenos e como eles concorrem, ou não, para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos trabalhadores em contexto laboral. No final do semestre, espera-se que com base em diferentes temas os alunos produzam um podcast que seja fruto do trabalho desenvolvido e das competências adquiridas.

Da sala de aula para o mundo. Os podcasts estão disponíveis para ouvir

O podcast “Trabalho em Pijama” aborda os desafios do teletrabalho “pandémico”, partilhando e analisando as perceções de dois trabalhadores quanto ao apoio dado pela sua empresa nos períodos de confinamento em que tiveram necessariamente de realizar o seu trabalho de forma remota. É ainda discutida a avaliação que estes trabalhadores fazem do seu bem-estar nesse período.

O "Psicologia às Claras" aborda os desafios que a “uberização” do trabalho, ou seja, o trabalho através de plataformas digitais traz para os trabalhadores que optam por esta atividade profissional. Através do testemunho de dois estafetas de entregas ao domicílio, é possível ficar a conhecer melhor esta realidade e compreender quais as suas motivações profissionais e como esta atividade se relaciona com o seu bem-estar.