Press News & Events

Patrícia Batista "Ansiedade: a realidade face à vacina contra a covid-19"

Wednesday, December 30, 2020 - 20:12
Publication
Público
O desenvolvimento de uma vacina, os esforços da comunidade científica, que juntos reuniram os seus conhecimentos e trabalho, focados no travar desta pandemia, tem gerado esperança.


A situação pandémica vivida tem espoletado uma mudança de comportamentos, afectando a saúde e a qualidade de vida do ser humano. A alteração drástica de hábitos, atitudes e comportamentos tem gerado ansiedade. O nosso dia-a-dia mudou, subitamente. A adaptação a esta nova situação desencadeou uma mudança de costumes enraizados, sem previsão para o fim de tal situação.

O aparecimento de um vírus desconhecido que se espalhou ferozmente, aumentando a taxa de mortalidade em vários continentes, gerou ansiedade. Mas não foi só o vírus que desencadeou uma avalanche de ansiedade em todo o mundo. As consequências que têm advindo desta pandemia, a nível da saúde, a nível económico e social, tais como as consultas adiadas, o agravamento da saúde pública relativamente a outras patologias, a perda de emprego, o regime de teletrabalho sem definição clara dos limites da sua execução – uma adaptação abrupta muitas vezes condicionada pelo apoio a dependentes ou pelo excessivo volume de trabalho –, as condições sociais, o isolamento e a alteração do padrão de conduta social são alguns exemplos potenciadores do aumento de ansiedade. O viver neste limiar do desconhecido sem ver o fim ou saber como alcançá-lo gera stress, ansiedade e condiciona a nossa saúde mental.

Leia o artigo na íntegra aqui.