Apresentação  Comissão Científica 

Seminário 1 Seminário 2  Seminário 3  Seminário 4

IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação - Geral

Apresentação

A sua proposta é "Viver é ensinar". Por mim, proporia "Viver é resolver problemas". É isso que é decisivo. O mundo põe problemas à vida. Ao mesmo tempo a vida é o pressuposto do problema, o pressuposto para o facto de haver problemas. (...) E as teorias que colocamos no mundo são tentativas de resolução de problemas.
Karl Popper (1987)

Objetivos gerais

  • Apresentar e debater os projetos de investigação em curso no âmbito das Ciências da Educação;
  • Criar sinergias entre a investigação realizada em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique no âmbito das Ciências da Educação;
  • Apresentar, debater e divulgar no espaço público as teses de mestrado e doutoramento em Ciências da Educação concluídas no decurso de 2021 na Faculdade de Educação e Psicologia;
  • Apresentar a investigação publicada em revistas indexadas Scopus ou WoS;
  • Apresentar resultados de investigação realizados no âmbito do CEDH.
     

topo

 

Comissão Científica

Cristina Palmeirão (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
Diana Soares (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
Diana Mesquita (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
Ilídia Cabral (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
Isabel Baptista (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
José Matias Alves (Coordenador do ciclo, Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)
Marisa Carvalho (Faculdade de Educação e Psicologia, Católica Porto)

topo

 

Seminário 1 | Iluminações I | Investigação no Doutoramento em Ciências da Educação e Grupos de Investigação em Educação | 09.02.2022

Coordenação: Ilídia Cabral

Objetivo: revelar e debater os resultados essenciais dos processos de investigação gerados no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação da FEP

Horário Sumário
17h00 Sessão de abertura
Isabel Vasconcelos | Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Ilídia Cabral | Coordenadora do Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP)
17h15 Pitch Deck - Ação educativa, inclusão e sucesso escolar: iluminando as sombras do labirinto escolar
  • Educação inclusiva, das conceções e práticas de escolarização: sentidos, gramáticas e efeitos em escolas do Brasil e Portugal
    Ana Varela
  • Percurso Desenvolvimental da Leitura: O Impacto de um Programa de Intervenção em Consciência Fonológica – PICF
    Clara Gomes
  • Programa de Educação Moral e Religiosa Católica – 2014. Confessionalidade disciplinar versus laicidade curricular
    Francisco Guimarães
  • Ver o nevoeiro e instituir outra luz: ensaio de iluminação, inovação pedagógica e melhoria das aprendizagens
    Hélder Martins
  • Perceções de alunos no ensino básico sobre a escola: conhecer para melhorar a qualidade da ação educativa
    Isolina Jorge
  • Tutoria Específica: Uma Estratégia de Promoção do Sucesso Escolar em Três Escolas Agrupadas do Ensino Básico no Grande Porto
    Margarida Oliveira
  • Contributos Educativos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica: Um estudo de caso com alunos do nono ano
    Miguel Peixoto
     
  • Coordenação Escolar e Melhoria das Escolas Missionárias (Católicas) de Cabinda/Angola
    Paulino Mulamba
18h30 Debate - Moderação: Ilídia Cabral
19h15 Comentário final: Alexandre Ventura | Universidade de Aveiro

topo

 

Seminário 2 | Iluminações II | Investigação em Projetos de Investigação e Intervenção | 09.03.2022

Coordenação: Marisa Carvalho e Diana Soares

Horário Sumário
17h00 Sessão de abertura
Diana Soares - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP)
Marisa Carvalho - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP)
17h15 Painel – Projetos de investigação e intervenção em contexto educativo
  • E era outra coisa
    Helena Gil da Costa - UCP
  • Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education
    Luísa Orvalho - UCP
  • INSERT - Estratégia educativa digital para uma literacia fílmica inclusiva e flexível
    Pedro Alves - Escola das Artes, UCP
  • Plataforma “Valongo EduCA+ Educar, Comunicar e Aprender”
    Joana Cruz, Câmara Municipal de Valongo
  • STREAM thiS TEAM, Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional
    Fátima Almeida, Agrupamento de Escolas de Nelas, doutoranda FEP, UCP
  • O desenvolvimento profissional docente no ensino especializado da Música: Contributos para a ação
    Manuel Vieira, doutorando FEP, UCP
19:00 Debate e conclusões
Helena Azevedo, Universidade da Maia

topo

 

Seminário 3 | Iluminações III | Investigação no Mestrado em Ciências da Educação | 08.06.2022

Coordenação: Isabel Baptista - FEP-UCP

Moderação: Cristina Palmeirão - FEP-UCP

Horário Sumário
17h00 Sessão de abertura
Isabel Baptista, Diana Soares (Direção FEP-UCP)
17h30 Testemunhos de investigação
  • “O Projeto ESRAD – Ensino Secundário Recorrente a Distância – Avaliação e propostas de evolução do ponto de vista organizativo e pedagógico – estudo de caso.
    José Manuel Pais Martins, AE Mangualde.
  • Pedagogia da Hospitalidade e Ethos Docente –estudo de caso.
    Tamiris de Lima Pereira, Docente Ensino Fundamental, Brasil.
  • A hospitalidade como paradigma de intervenção sociopedagógica –estudo de caso.
    Isabel Sousa, Pedagoga Social, IEFP.
  • Pedagogia Social e Formação Sacerdotal – estudo de caso.
    António Afonso Rodrigues, Universidade Católica de Angola.
18h30 Debate
19h00 Comentário final
Evangelina Bonifácio, Instituto Politécnico de Bragança

topo

 

Seminário 4 | Iluminações IV | Investigação no âmbito do Pós-Doutoramento em Ciências da Educação | 27.04.2022

Coordenação: José Matias Alves - FEP-UCP

Horário Sumário
17h00 Sessão de abertura
José Matias Alves
17h20

Painel 1 - Identidades, Investigação e desenvolvimento em Moçambique.

Natália Bolacha - O contributo do currículo flexível para aprendizagem dos estudantes. Estudo de caso numa instituição de ensino superior da cidade de Nampula em Moçambique entre os anos 2019 -2020. Universidade Católica de Moçambique

Nazir Ibraimo – A Autoavaliação Institucional e o desenvolvimento das qualidades do ensino, investigação e extensão - Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique

Sílvia Nascimento – Comunicação na prática pedagógica: um estudo sobre o feedback na interação professor-aluno -  Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique

Alice Nhamposse - Reconhecimento e Validação de Aprendizagens ao Longo da Vida - O caso dos Centros de Alfabetização de Adultos - Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique

18h00 Debate
Moderação: José Matias Alves
18h15 Intervalo
18h30

Painel 2 – Luzes e Sombras no desenvolvimento da ação educativa

Maria José Carvalho - Ensino e Aprendizagem baseados nos Estilos de Aprendizagem: sucesso individual no Ensino Básico - FEP-UCP

Andreia Magalhães - A Internet das Coisas, a avaliação pedagógica interdisciplinar e a promoção das aprendizagens - FEP-UCP

Silvia Helena Vieira Cruz – A formação inicial para a docência na educação de infância em instituições públicas brasileiras e portuguesas - FEP-UCP e Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Brasil

19h15 Debate
Moderação: António Andrade (CPBS-UCP)
19h30 Comentário final
João Formosinho (FEP-UCP e Universidade do Minho)

topo