Intitulado “Food Addiction Problems in College Students: The Relationship between Weight-Related Variables, Eating Habits, and Food Choices”, o artigo pretende caracterizar a presença de adição alimentar numa amostra de estudantes universitários. Esta caracterização visa compreender a relação entre os problemas que estão relacionados com a adição alimentar, o peso, os hábitos e as escolhas alimentares.
Desenvolvido em co-autoria entre Bárbara César Machado, investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia, e docentes da Universidade do Minho, este estudo quer desenvolver e implementar intervenções dirigidas a estudantes universitários que foquem a adição alimentar, a insatisfação com o peso e os hábitos e escolhas alimentares.
22,2% dos 192 estudantes inquiridos entre os 18 e os 32 anos apresentaram problemas relacionados com a adição alimentar, tendo também apresentado uma maior probabilidade de já terem procurado ajuda para o controlo de peso. Para além disto, também, descreveram um maior consumo de alimentos ricos em açúcar e falta de adequação alimentar.
O conceito de dependência alimentar tem vindo a ganhar uma maior atenção da investigação durante a última década. Os estudantes universitários são um grupo de risco reconhecido por manifestarem uma patologia alimentar e um aumento de peso devido às mudanças nos hábitos alimentares experimentados durante este período.