Docentes da FEP participam em conferência da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência

Thursday, September 28, 2023 - 17:18

Marisa Carvalho e José Matias Alves, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica no Porto, participaram na conferência “Recuperação das Aprendizagens”, realizada na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Plano de Recuperação das Aprendizagens (Plano 21-23 Escola +), promovido pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

O Plano 21-23 Escola +, que foi disponibilizado pelo Ministério da Educação às escolas na sequência da pandemia, esteve no centro do debate desta conferência, cujo objetivo foi debater resultados e perspetivas futuras e que contou com a presença de deputados das diferentes alas políticas, elementos do Conselho Nacional de Educação, da CONFAP, sindicatos, diretores de escola.

Marisa Carvalho participou no painel “Recuperação das Aprendizagens: Escola Inclusiva” e José Matias Alves no painel “Recuperação das Aprendizagens: resultados e impacto das medidas implementadas nas várias áreas, dificuldades e desafios sentidos”. 

Para Marisa Carvalho “o debate teve o potencial de informar acerca dos contributos das medidas adotadas, relevância da sua sustentabilidade e propostas de futuro que poderão ser acolhidas no próximo Orçamento do Estado.”

 

A Escola, um lugar de oportunidades

Durante a sua intervenção, Marisa Carvalho partilhou que “a escola (e os demais contextos educativos) constituem espaços privilegiados de oportunidades e de aprendizagem. Contudo, estar na escola e ir à escola não basta. É necessário que cada escola se constitua como uma comunidade efetiva, onde cada pessoa, cada aluno é visto, conhecido e representado nesta comunidade, nos princípios, ações, medidas e documentos.”

“Enquanto comunidade, espera-se que as escolas sejam espaços seguros e acolhedores, o que implica que os seus profissionais adotem atitudes positivas de inclusão e de valorização da diversidade e que a escola se organize e adote medidas para a promoção de sentimentos de pertença e de relação”, acrescentou.

Marisa Carvalho destaca também a “necessidade de reconhecermos situações de invisibilidade nas escolas tornando-as visíveis, dando-lhes espaço e voz de participação e representação. E dar nota da necessidade de identificarmos e atuarmos rapidamente e atempadamente em todas as barreiras que colocam algumas pessoas em situação de risco ou em situação efetiva de discriminação e de exclusão."

 

Uma escolarização mais personalizada, mais diferenciada

“Não precisamos de mais tempo de escolarização segundo o modelo da uniformidade, da unicidade, do dar a todos a mesma coisa no mesmo espaço e no mesmo tempo e com os mesmos grupos de alunos. Precisamos de um outro modo de escolarização: mais personalizado, mais diferenciado que gera mais aprendizagem em cada aluno”, partilhou José Matias Alves.

“Não precisamos de incrementar a “indústria” de programas que proliferam para “recuperar as aprendizagens” e que retêm os alunos mais tempo nas escolas. Os seus nomes quase não têm fim: são programas de rastreio da leitura, do cálculo, mentorias, tutorias, apoio ao estudo, apoio pedagógico acrescido. Precisamos que o currículo existente possa ser gerido de forma a responder às necessidades dos alunos, recorrendo aos profissionais que trabalham nas escolas e conhecem os alunos. As equipas multidisciplinares são o recurso por excelência para responder de forma específica”, acrescentou.

Durante a sua intervenção, foram, também, partilhadas e sustentadas outras teses relativas à necessidade de “equipas que trabalhem em modo colaborativo e possam ajustar as variáveis às aprendizagens dos alunos” e, também, relativas ao “grande mal” que existe na Escola: achar que “é possível ensinar a todos como se todos fossem um só.” O docente reforça ainda que “não precisamos de medidas universais dirigidas ao universo dos alunos, porque todos são diferentes.”

Marisa Carvalho e José Matias Alves participaram na conferência “Recuperação das Aprendizagens”, realizada a 26 de setembro, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Plano de Recuperação das Aprendizagens, promovido pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Docentes da FEP participam em conferência da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência

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