Estudantes do Mestrado em Psicologia da área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP–UCP/Porto), e do Mestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúde, da Faculdade de Ciências Humanas (FCH -UCP/Lisboa), juntaram-se para um projeto colaborativo intrainstitucional que visou a promoção de competências científicas e transversais: pensamento crítico, comunicação, capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipa.
Partindo da reflexão sobre a teoria e a investigação em vinculação e os expectáveis resultados de desenvolvimento na idade adulta, bem como de estudos sobre a relação entre a vinculação, a saúde, a doença e a utilização dos serviços de saúde, os estudantes de ambas as faculdades da Universidade Católica tiveram a oportunidade de equacionar e discutir sobre as respetivas implicações para o trabalho desenvolvido pelos psicólogos nos contextos de intervenção da Psicologia da Saúde e da Psicologia Clínica. O projeto colaborativo, que decorreu a 30 de outubro na modalidade online, sublinhou o caráter holístico da atuação destes profissionais.
Enquadrado numa lógica de diferenciação curricular, o projeto de colaboração realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Psicopatologia do Desenvolvimento (FEP) e Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na Idade Adulta (FCH) do 1º ano dos respetivos mestrados, sob a coordenação das docentes Vânia Sousa Lima (FEP) e Rita Francisco (FCH). Uma iniciativa que dá sequência à parceria entre as duas faculdades da Universidade Católica Portuguesa e que promove, junto dos estudantes, o desenvolvimento de competências nucleares no futuro exercício profissional enquanto Psicólogos.